A Lenovo Group anunciou nesta quarta-feira (3/2) os resultados financeiros do terceiro trimestre (Q3) de seu ano fiscal com uma receita recorde do grupo, que cresceu 22% se comprado ao mesmo período do ano passado, alcançando US$ 17,2 bilhões. A companhia também fez outros anúncios importantes, como uma nova estrutura organizacional a partir de abril e a aposentadoria de Gianfranco Lanci, presidente corporativo e COO em setembro deste ano.
Este foi o segundo trimestre consecutivo de quebra de recorde, impulsionado pelo forte crescimento em todas as principais áreas de negócios. Os lucros também bateram novos recordes, com o lucro antes dos impostos do terceiro trimestre subindo 52% com relação ao ano anterior, para US$ 591 milhões, enquanto o lucro líquido também aumentou 53% com relação ao ano anterior, para US$ 395 milhões.
“A entrega de mais um trimestre recorde é um reflexo de nosso portfólio de produtos inovadores e excelência operacional, que impulsionou o crescimento em todos os negócios”, afirmou Yuanqing Yang, presidente e CEO da Lenovo. “Claramente, 2020 foi um ano desafiador que trouxe mudanças notáveis ao nosso mundo, mas a Lenovo respondeu rapidamente às mudanças do mercado impulsionadas por novas tendências de trabalho e estilo de vida e apresentou resultados sólidos. Agora, conforme começamos a ver os resultados de nossos investimentos em transformação, investiremos ainda mais em tecnologia e inovação, impulsionaremos a transformação inteligente em todos os setores e criaremos um crescimento sustentável”, garantiu.
Os desafios de 2020 continuam, em graus variados, no novo ano, diz o relatório. Isso inclui incertezas geopolíticas contínuas, escassez de fornecimento de componentes resultante da forte demanda e a pandemia global de Covid-19. No entanto, como uma empresa global operando em 180 mercados e com mais de 30 unidades de produção em todo o mundo, as perspectivas para 2021 continuam positivas. A nova norma global de trabalho, estudo e diversão em casa continuará a impulsionar tendências de crescimento sustentáveis e de longo prazo na demanda de dispositivos e requisitos de Nuvem e infraestrutura.
Unidades de negócios
O Intelligent Devices Group (IDG) da Lenovo continua liderando o crescimento do Grupo com o PC e o Grupo de Dispositivos Inteligentes (PCSD) entregando resultdo histórico. As receitas de US$ 14 bilhões, um aumento de 27% no comparativo anual, foram acompanhadas pela PTI com um aumento de 35% no comparativo anual para US$ 925 milhões e uma margem de lucro recorde de 6,6%. A segunda unidade de negócios do IDG, o Mobile Business Group (MBG), apresentou crescimento de receita de dois dígitos ano a ano e se recuperou do impacto da Covid-19 não apenas retomando a lucratividade, mas também alcançando a maior lucratividade desde que a Motorola foi adquirida.
O Grupo de Data Center (DCG) alcançou receita recorde de US$ 1,63 bilhão graças ao crescimento geral, melhorando a lucratividade em quase um ponto no comparativo anual. Os provedores de serviços em Nuvem e os segmentos Enterprise/SMB entregaram um crescimento ano a ano, com US$ 1 bilhão em receita, o maior valor em mais de três anos, enquanto Storage teve receita recorde e superou o mercado em 11 pontos. A receita em infraestrutura e serviços definidos por software também atingiu um novo recorde.
A área de Transformação Inteligente continua a ter um forte progresso, pois a receita total de Software e Serviços cresceu quase 36%, para um novo recorde de quase US$ 1,4 bilhão, mais de 8% da receita total do grupo. A receita de Serviços Anexados, Serviços Gerenciados e Serviços de Solução alcançou um crescimento anual de quase 26%, 73% e 49%, respectivamente, enquanto Device-as-a-Service entregou um alto crescimento de 74% no ano no ano. Além disso, a receita de comércio eletrônico cresceu quase 45% ano a ano e continuou a bater novos recordes.
Nova estrutura
A Lenovo anunciou uma nova estrutura organizacional projetada para capitalizar as oportunidades de crescimento de transformação liderada por serviços do grupo. A partir de 1º abril de 2021, a Lenovo reunirá equipes de serviços e soluções e recursos de toda a empresa para formar uma organização dedicada – o novo Solutions & Services Group (SSG). O SSG impulsionará ainda mais a transformação da empresa, fornecendo negócios incrementais em verticais inteligentes, serviços anexados, serviços gerenciados e ofertas como serviço, incluindo DaaS e Truscale.
Com isso, os negócios da Lenovo serão estruturados em três principais grupos de negócios alinhados à estratégia 3S de Smart IoT, Smart Infrastructure e Smart Verticals da empresa, a saber, IDG (Intelligent Devices Group), com foco em Smart IoT; ISG (Infrastructure Solutions Group), com foco em Smart Infrastructure; e SSG (Solutions & Services Group), com foco em Verticais e Serviços.
Serviço
www.lenovo.com
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo