book_icon

Mensagem falsa diz que é possível evitar alterações nas políticas do WhatsApp

Eset alerta: Texto diz que é possível “não autorizar” o app a usar informações pessoais para ficar protegido das recentes alterações anunciadas

Mensagem falsa diz que é possível evitar alterações nas políticas do WhatsApp

As mudanças anunciadas pelo WhatsApp nos termos e condições de uso do aplicativo não só geraram preocupação em muitos usuários, mas também o interesse de agentes maliciosos. E, como costuma acontecer com tópicos de interesse geral, boatos e notícias falsas começam a circular rapidamente. A Eset, empresa líder em detecção proativa de ameaças, alerta sobre a falsidade de uma mensagem que garante que é possível “não autorizar” o WhatsApp a usar suas informações pessoais e, assim, evitar alterações nas políticas do aplicativo de mensagens.

Hoaxes são mensagens com conteúdo falso que são distribuídas por meio de redes, aproveitando o interesse despertado pelo assunto. Nesse caso, as mensagens dessa campanha falsa passaram a ser distribuídas pelo mesmo aplicativo. O conteúdo da mensagem indica que se o texto for compartilhado entre seus grupos de contato, “você não autoriza” o uso de suas imagens, informações, mensagens, fotos e arquivos pela empresa. O hoax também se refere ao aparecimento de uma marca de seleção para indicar que o telefone está protegido contra as novas regras.

  Se você não tiver certeza da veracidade das informações, é necessário evitar o compartilhamento do conteúdo, pois assim a cadeia de desinformação se rompe e contribuímos para que menos pessoas sejam afetadas         

“Esse tipo de hoax tem finalidades diferentes, funcionam principalmente como spam e costumam ser distribuídos como meio de entretenimento para seus criadores. Além disso, são usados ​​para gerar incerteza entre os destinatários, principalmente quando não existem todas as informações sobre o que implicam as mudanças nas políticas de uso do aplicativo”, comenta Camilo Gutiérrez Amaya, chefe do Laboratório de Pesquisa da Eset na América Latina.

O sucesso desses tipos de correntes geralmente se baseia no fato de virem de contatos ou de uma fonte confiável. Essas mensagens pedem para serem encaminhadas, portanto, se o receptor acreditar na mensagem falsa, ela passa a fazer parte da cadeia de distribuição, como ocorre com as chamadas fake news.

A Eset incentiva os usuários a evitarem o compartilhamento de boatos entre contatos. “Compartilhar ou encaminhar esse tipo de mensagem é uma ação praticamente inútil e obviamente não impedirá a aplicação das políticas do WhatsApp assim que elas entrarem em vigor. Ao contrário do que você possa pensar, as mensagens em cadeia perdem tempo e espalham conselhos falsos ou mesmo perigosos para usuários desavisados. Vimos algo semelhante em relação a Covid-19 no início da pandemia e as fake news que circulavam em torno do tema”, acrescenta o especialista da Eset.

Portanto, a empresa enfatiza que é cada vez mais importante estar informado e atualizado a partir de fontes confiáveis ​​de informação. Uma boa fonte não só permitirá que você conheça as mudanças nas políticas e o impacto que elas terão na segurança e privacidade dos usuários, mas também permitirá que as pessoas tomem uma decisão informada sobre se devem ou não continuar usando ou não este tipo de recursos.

Além disso, se você não tiver certeza da veracidade das informações, é necessário evitar o compartilhamento do conteúdo, pois assim a cadeia de desinformação se rompe e contribuímos para que menos pessoas sejam afetadas. “Um usuário informado é aquele que pode usar a tecnologia de forma mais responsável, consciente e, claro, segura”, finaliza Gutierrez.

Serviço
www.welivesecurity.com/br

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.