book_icon

Java é uma das linguagens mais procuradas e Swift tem a melhor média salarial

Essa tendência também se baseia em um estudo da IDC, o WW Covid-19 – Impact on IT Spending Survey, que aponta que 42% das empresas brasileiras pretendem aumentar o orçamento em tecnologia em 2021
Java é uma das linguagens mais procuradas e Swift tem a melhor média salarial

O mercado de tecnologia deu um grande salto em 2020. Por conta da pandemia e do distanciamento social muitas empresas digitalizaram seus negócios e precisaram ampliar seus times de tecnologia e de desenvolvimento de produtos digitais. O resultado foi que o número de vagas abertas nas áreas de Desenvolvimento de Software e Data Science mais que triplicou ao longo do ano, segundo levantamento feito na plataforma da GeekHunter, especializada no recrutamento desses profissionais.

As companhias devem continuar investindo em tecnologia e a busca por profissionais nesse segmento segue uma curva ascendente, tudo com o objetivo de introduzir novas e inovadoras tecnologias para melhorar a experiência dos seus clientes  

A startup também apurou quais foram as 10 linguagens de programação com maior demanda em 2020. Na lista das tecnologias que tiveram um crescimento nas contratações estão Java, JavaScript, React, PHP, Python, Node.js, C#, .NET, React Native e Swift (iOS). Tomás Ferrari, CEO e fundador da GeekHunter, analisa que a tendência é que essas linguagens continuem em alta em 2021 com a propensão de abertura de mais empregos na área.

Essa tendência também se baseia em um estudo da IDC, o WW Covid-19 – Impact on IT Spending Survey, que aponta que 42% das empresas brasileiras pretendem aumentar o orçamento em tecnologia em 2021. “As companhias devem continuar investindo em tecnologia e a busca por profissionais nesse segmento segue uma curva ascendente, tudo com o objetivo de introduzir novas e inovadoras tecnologias para melhorar a experiência dos seus clientes”, afirma.

Java ainda está em alta
De acordo com o index TIOBE, Java é a segunda linguagem mais popular do mundo entre desenvolvedores no mês de janeiro deste ano, assim como foi em dezembro do ano passado. Na GeekHunter, a abertura de vagas para esta tecnologia teve um crescimento intenso ao longo de 2020, performando acima da curva em relação às demais linguagens.

O problema é que muitos profissionais estão migrando para outras tecnologias, como JavaScript e React, que aparecem em seguida na lista, além de Swift, e isso fez aumentar a escassez desse profissional. “No entanto, a falta de oferta não alterou a demanda, que continua crescendo e com boas oportunidades, inclusive com uma das melhores faixas salariais”, avalia Ferrari.

Já as tecnologias Node.js, Python, PHP e C# tiveram um crescimento na abertura de vagas entre os meses de maio e setembro de 2020 e, segundo a GeekHunter, a demanda deve continuar em alta este ano.

Swift tem os maiores salários
Quando se fala em faixa salarial, a linguagem de programação mobile para iOS, a Swift, se destaca entre as vagas disponíveis na plataforma, com salário médio de R$ 7,5 mil. A tecnologia é a que apresenta as maiores remunerações oferecidas pelas empresas. “Por conta do nível de especificidade, é uma das tecnologias que deve crescer em demanda e salário”, comenta Ferrari.

Outras linguagens que também estão entre as maiores médias salariais dentro da base de vagas da Geek são JavaScript para profissionais seniores, seguido por .NET e Java. Já algumas linguagens como Kotlin, C, Ruby e C++, onde há escassez de profissionais, também apresentam remunerações acima da média. A abertura de oportunidades para essas tecnologias não é ampla, entretanto, por não serem tão estudadas no momento, apresentam poucos candidatos.

Comentários

Os comentários estão fechados nesse post.
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.