Você conhece pelo menos parte das infinitas possibilidades que seu ERP oferece? Sabe como aproveitar as funções existentes na ferramenta ou como aumentar a aderência e produtividade por meio de integrações, aplicativos, KPIs e dashboards?
Estatisticamente, o uso real de sistemas de gestão pela maioria das empresas é de 20% a 30% (resultados extraídos do estudo anual realizado pela área de marketing da CRM Services, em conjunto com o CRM Labs (laboratório de UX, criação e desenvolvimento da consultoria) sobre a usabilidade dos ERPs, inovação e comportamento de mercado).
De acordo com o estudo, essas empresas seguem uma linha de “economia cognitiva”, sem grandes mudanças em processos ou operações, limitando o uso das ações administrativas, controlando somente o que é essencial, deixando de lado toda a estratégia, inovação, agilidade e integração que os softwares oferecem.
Esse uso “feijão com arroz” das soluções reflete no crescimento, competitividade e nos indicadores de performance que acabam se distanciando cada vez mais dos objetivos estratégicos das companhias.
O start dessa situação ocorre quando a empresa encarrega a tarefa de implementação do ERP à uma prestadora de serviços com uma visão básica de gestão, sem foco na experiência do usuário, agilidade dos processos e escalabilidade, ou o mais provável,
apenas cumprem o determinado no escopo, deixando de sugerir melhorias ou inovações que de fato impactarão no negócio.
O “pulo do gato” é explorar as infinitas possibilidades que o próprio ERP oferece, em conjunto com plataformas e soluções que garantirão maior produtividade e resultados para a empresa, transformando e evoluindo seus processos conforme a tecnologia da própria ferramenta, integrada a outras aplicações que atuam como coadjuvantes ao sistema.
Um dos caminhos mais assertivos nesse sentido é o diagnóstico de usabilidade da solução. Essa ação é vital para garantir a vida, a estrutura organizacional, crescimento da empresa, e, principalmente, os planos e projetos para os próximos anos, bem como: aumentar a lucratividade, o volume de negócios e a presença da companhia no mercado.
O diagnóstico fornecerá um “mapa” do atual uso da tecnologia, das demandas, melhorias e inovações e de como a solução atual, em conjunto com outras ferramentas, poderá contribuir nessa questão.
Como no caso de dashboards, que em conjunto com o ERP, possibilita a avaliação de tendências positivas e negativas de projetos e indicadores, tornando mais fácil atuar em correções necessárias e eliminar gargalos.
As KPIs, integradas ao sistema ajudarão a diagnosticar a execução de uma estratégia, permitindo que os diversos setores de uma empresa consigam monitorar a evolução dos resultados de acordo com as metas definidas e objetivos traçados.
Por tanto, antes de desistir da sua solução, procure explorar as infinitas possibilidades que ela pode oferecer para seu negócio.
Por Alan Lopes, CEO da CRM Services
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