A Transformação Digital do Sistema Ailos, iniciado há três anos, já apresenta resultados que beneficiam os quase 1 milhão de cooperados nas 13 cooperativas. O aplicativo e as ferramentas como o Ailos Aproxima e as atualizações no CDC (Crédito Direto ao Cooperado), que oferecem mais agilidade nas transações de aprovação de crédito, adesão ao Pix e outros, permitem agilidade e simplificação durante os processos.
Para dar continuidade aos projetos, o planejamento estratégico do Sistema Ailos prevê objetivos ousados, visionando os próximos 10 anos. A previsão é investir R$ 230 milhões ainda em 2021 e mais R$ 140 milhões nos anos seguintes. O investimento envolve toda a parte tecnológica, como a troca do core bancário e jornada para a Nuvem. “Além da estratégia de troca do core bancário, teremos a excelência em integrações, inteligência de dados, jornada para nuvem, aprimoramento da cultura e inovação como pilares para o programa de Transformação Digital. Isso nos dará velocidade e flexibilidade para o crescimento, desenvolvimento de novos produtos e uso de novas tecnologias”, explica Hélio Cordeiro Mariano, diretor de Tecnologia da Central Ailos.
Hoje, o Sistema Ailos possui cerca de 10% da admissão dos cooperados por meio digital e o objetivo é também aumentar esse índice, chegando a pelo menos 50%. Para isso, melhorias serão feitas nos aplicativos e site, fazendo com que os processos sejam cada vez mais simples e rápidos.
A jornada para a Nuvem também será um grande passo. Atualmente, o sistema possui um data center alugado. A ampliação de capacidade deste ambiente é um processo de grande planejamento e precisa ser realizado com até 6 meses de antecedência. A nuvem proporcionará muito mais agilidade e flexibilidade para aumento e até redução de infraestrutura, conforme a demanda, em atendimento aos cooperados. Além disso há também a questão de segurança e alta disponibilidade como diferenciais. “Teremos uma tecnologia com arquitetura flexível e escalável completamente preparada para atender essa mudança e levar uma melhor experiência na jornada do cooperado. A jornada para a nuvem também vai nos auxiliar e acelerar na transição do core atual para o novo core”, finaliza o diretor.
Rodrigo Imthurn, superintendente de operações e produtos, reforça também que o alcance de altos objetivos de negócio só é possível quando se possui uma equipe comprometida e motivada. “Queremos proporcionar as melhores experiências aos nossos profissionais, através de ações que visam a evolução de uma cultura organizacional forte, voltada à inovação. Os princípios cooperativistas sempre serão os norteadores das nossas decisões, e as pessoas são o nosso foco. Vamos intensificar as práticas de inclusão, desenvolvimento e engajamento, porque sabemos que todo o trabalho vai se refletir em uma experiência cada vez melhor aos nossos cooperados”, afirma Imthurn.
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo