book_icon

Dell, AlefEdge e Tech Mahindra têm oferta de infraestrutura de Computação de Borda

Solução de Mobile Edge Computing (MEC) habilita o tráfego e processamento de dados em redes móveis com menor latência, mais autonomia e capacidade, com melhor custo-benefício e segurança, proporcionando novas fontes de receita
Dell, AlefEdge e Tech Mahindra têm oferta de infraestrutura de Computação de Borda

velocidade da 5GA Dell Technologies firma parceria com AlefEdge e Tech Mahindra para oferecer uma solução inédita de infraestrutura completa de Computação de Borda (MEC – mobile Edge Computing) como serviço para operadoras de telecom. A oferta parte da modernização da infraestrutura de redes e de TI das operadoras aliada à evolução da computação em Nuvem. A solução atende à crescente demanda de tráfego e processamento, que norteiam a implementação das redes 5G, com menor latência, mais autonomia e capacidade, melhor custo-benefício e segurança.

De acordo com a IDC, a implementação da quinta geração de telefonia móvel trará um aumento de 40% no tráfego das redes de dados das operadoras. Os principais casos de uso deste tipo de tecnologia estão relacionados com aplicações avançadas como: Video Analytics, Gaming, Realidade Aumentada, CDN (Content Delivery Networks), entre outros.

As operadoras podem oferecer melhor experiência para seus usuários e lançar produtos, trazendo novas receitas ao mesmo tempo em que otimizam a capacidade e os custos de rede  

Com a nova solução de infraestrutura MEC oferecida como serviço pela Dell Technologies, AlefEdge e Tech Mahindra, as operadoras poderão implementar os ambientes de Cloud Computing dentro da infraestrutura das redes móveis, sem exigir modificações em sistemas existentes, provendo ambientes multicloud de forma convergente e agnóstica. Assim, as operadoras podem oferecer melhor experiência para seus usuários e lançar produtos, trazendo novas receitas ao mesmo tempo em que otimizam a capacidade e os custos de rede.

A solução pode ser contratada no modelo Flex on Demand, com opção de pagamento pelo uso, o que garante flexibilidade para consumo das soluções de TI. Dessa forma, as operadoras poderão expandir o consumo dos recursos sem a necessidade da troca do equipamento, pagando apenas pela utilização efetiva e contando com o suporte e o atendimento de nível mundial da Dell Technologies, reconhecidos pela agilidade e excelência.

Com um portfólio completo de infraestrutura de TI habilitadas para o processamento na borda, a Dell Technologies proporciona a capacidade computacional necessária para o cenário de crescimento exponencial de tráfego. Os servidores Dell PowerEdge contam com características especificas para as demandas de Edge Computing que permitem operar em condições adversas de espaço físico, temperatura, poeira, etc., podendo ser instalados em localidades fora do Data Center tradicional. Recursos de última geração, tais como como aceleradores de hardware, permitem o tratamento dos dados na ponta e uma estrutura digital escalável, segura e ágil, o que é essencial para absorver a demanda de consumo de dados móveis.

“A tecnologia 5G trará não apenas velocidade e capacidade de transmissão de dados, mas também impulsionará a transformação digital das empresas e da sociedade, ao possibilitar a criação de aplicações que melhorarão a vida das pessoas e garantirão mais produtividade, como cidades inteligentes e objetos conectados. Para suportar os clientes nesse novo cenário, a Dell Technologies apresenta o portfólio mais abrangente de soluções de infraestrutura validadas e personalizadas, projetadas para suportar implementações 5G e Edge”, afirma Raymundo Peixoto, vice-presidente sênior de Data Center da Dell Technologies na América Latina.

A AlefEdge vem trabalhando com o ecossistema mundial da Edge Internet, habilitando ambientes em nuvem implementados na borda, inclusive nos próprios locais onde estão as torres de telecomunicações, sem requerer atualizações em redes existentes, sejam elas 3G ou 4G, de forma 100% aderente ao 5G.

“A AlefEdge, juntamente com nossos parceiros estratégicos, viabiliza ambientes de Edge de forma ágil, para que as operadoras e os desenvolvedores de aplicações possam antecipar seus planos para 5G com passos concretos”, afirma Duda Gouvêa Vieira, head e sócio da AlefEdge no Brasil.

Estamos vivendo em um mundo cada vez mais digital, que exige das empresas a especialização em soluções e ferramentas de última geração no mercado e com um corpo técnico de especialistas na busca constante da melhoria de seus processos. Neste contexto, a TechMahindra Network Services como Integrador de Sistemas de Telecomunicações tem como objetivo permitir que provedores de serviços e operadoras possam reduzir seus custos a partir da transformação de suas redes com a adoção de soluções tecnológicas inovadoras.

“No escopo dessa parceria de colaboração há um propósito comum de crescimento enquanto adaptamos nossos recursos ao ecossistema dos negócios digitais. Com a Dell Technologies e a AlefEdge, formamos uma das parceiras mais estratégicas para nós. Juntos podemos oferecer valores realmente diferenciados aos nossos clientes, com soluções e serviços competitivos para atender desafios da transformação digital rumo ao desenvolvimento e implantação do 5G”, afirma Marcio Roberto Ribeiro, gerente de operações Latam Cone Sul da Tech Mahindra.

Com a solução ofertada pela parceria entre as três empresas, as operadoras de telecom podem rapidamente integrar um ambiente de mobile Edge Computing ao seu portfólio de tecnologias, rumo a aplicações de baixa latência típicas do 5G, tais como realidade aumentada e Inteligência Artificial no Edge (Edge AI).

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.