book_icon

Áreas de Tecnologia e Marketing deverão ter explosão de vagas em 2021

Setores foram destaque em 2020, tiveram aumento no número de vagas e seguem como tendência
Áreas de Tecnologia e Marketing deverão ter explosão de vagas em 2021

Segundo dados do IBGE, atualmente existem mais de 13,8 milhões de brasileiros desempregados, atingindo 14,4% da população. O maior número desde 2012. Porém, mesmo em um contexto tão negativo, alguns setores se mostram promissores e têm gerado novos postos de trabalho a cada mês. É o caso do mercado de tecnologia e marketing.

É o que diz o levantamento da consultoria de recrutamento e seleção Robert Half. A pesquisa aponta que ambos os setores continuarão a criar postos de trabalho neste ano. Ainda de acordo com o levantamento, para 2021, os cargos com maior destaque são os de segurança da informação, desenvolvedores de softwares, Business Intelligence, infraestrutura/Cloud e engenheiro de dados.

Ainda de acordo com o levantamento, para 2021, os cargos com maior destaque são os de segurança da informação, desenvolvedores de softwares, Business Intelligence, infraestrutura/Cloud e engenheiro de dados  

Muitas empresas estão seguindo nessa linha. Considerada uma das maiores agências de marketing digital da América Latina, a Raccoon é uma delas e realizou novas contratações para as áreas de marketing e tecnologia já durante a pandemia. Desta forma, a empresa registrou um aumento de 16% nos colaboradores, passando de 533 para 620 no total. Além disso, atualmente a agência tem vagas abertas para diversos cargos e entre eles para Data & Analytics, Tech Dev & Engineering e Front-End Developer. “Estamos com o dobro de inscrições diárias se comparado aos meses de março a julho”, afirma Diego Bertolini, Diretor de Recursos Humanos da agência.

O Diretor também explica as mudanças que aconteceram até mesmo nos processos seletivos que antes eram feitos de maneira presencial. “Tivemos que fazer uma reestruturação e adaptação de todo processo seletivo para o modo 100% online, em um formato que nunca existiu antes na Raccoon”, conta. “Assim que percebemos que havia a necessidade de retornar o recrutamento e seleção ainda durante o período da Pandemia. Essa demanda por novos colaboradores tornou-se nossa prioridade, mesmo com o recrutamento e seleção caminhando ainda a passos lentos”, completa.

Segundo o profissional, todas mudanças foram feitas não só para cumprir com as leis de distanciamento, e sim para manter a qualidade de vida, experiência e o acolhimento que era comum nas etapas presenciais. “Fizemos tudo isso para cuidar com carinho de todas essas pessoas, para passar aprendizado e para oferecer a melhor oportunidade para trabalhar com a Raccoon”, explica Bertolini.

Além da Raccoon, que já busca diversos profissionais das áreas, outras grandes empresas do mercado estão sentindo a necessidade de investir em mais profissionais dessas áreas. Amazon, Apple, Google, Microsoft e Facebook são só algumas gigantes que estão procurando colaboradores nos escritórios brasileiros para posições em tecnologia ou marketing.

Outro exemplo é o polo de inovação ONOVOLAB. Em 2020, duas parcerias de peso foram responsáveis por gerar centenas de novos empregos na área de tecnologia, e ainda há novas vagas sendo criadas. A inauguração de um centro de pesquisa para o Santander, criou mais de 300 postos de trabalho. Além disso, o ONOVOLAB, localizado em São Carlos, montou um Centro de Tecnologia e Inovação do Magazine Luiza, que tem como expectativa a geração de 100 empregos nos próximos meses.

Para viabilizar a ideia, Palis e Kehdi montaram sua sede em São Carlos, no interior de SP, e absorveram engenheiros de instituições como Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o que garantiu uma equipe altamente qualificada e, por consequência, competitividade de mercado. Seis anos mais tarde, a escolha se comprovou acertada: a Raccoon hoje é responsável pelo marketing digital de mais de 150 grandes players do mercado nacional e internacional como Natura, Vivara, Leroy Merlin, entre outros. Essa carteira é atendida por mais de 550 colaboradores, que atuam em cinco frentes: mídias de performance, mídias sociais, business intelligence, TI e inbound marketing.

Serviço
www.raccoon.ag

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.