book_icon

Inmarsat comemora cinco anos da Global Xpress e confirma planos para expansão

A rede Global Xpress também será aprimorada com novos recursos da região do Ártico
Inmarsat comemora cinco anos da Global Xpress e confirma planos para expansão

A Inmarsat, empresa mundial de comunicações móveis por satélite, chega em janeiro ao quinto aniversário de sua rede Global Xpress – GX, em serviço no mundo todo. De acordo com a companhia, a GX é a primeira e única rede de banda larga de alta velocidade global que pertence e é gerenciada por uma única operadora e impulsiona a transformação digital de grandes indústrias em todo o mundo, aprimorando a maneira como os usuários de diferentes mercados – como o marítimo, de aviação, governamentais, humanitários, entre outros – trabalham.

Fornecida por meio de uma constelação de satélites geoestacionários, com cada um deles oferecendo cobertura de um terço do planeta, a Inmarsat anunciou que a rede GX alcançou cobertura global em 4 de janeiro de 2016. Ao longo dos últimos cinco anos, mais redundância e capacidade para suportar o crescimento de alta demanda das regiões foram adicionadas na forma de GX4 e GX5 – este último sendo implementado comercialmente na Europa e no Oriente Médio em 10 de dezembro de 2020.

Uma nova geração de satélites Global Xpress, GX7, 8 e 9, marcará uma mudança radical nas competências combinadas e na capacidade da frota GX Pullquote sample text

Segundo Rupert Pearce, CEO da Inmarsat, a “Global Xpress teve um grande impacto em vários setores nos últimos cinco anos, mas o serviço apenas começou a demonstrar suas capacidades. Quando nossos parceiros e clientes adotam a GX, eles estão fazendo um investimento de longo prazo e acreditamos que é nossa responsabilidade garantir que esse investimento seja assegurado. Por esse motivo, e para que consigamos entregar capacidade adicional além da curva de demanda, estamos planejando um ambicioso roadmap de tecnologia com a maior estratégia de investimento da nossa história.

“Isso irá trazer não apenas um aumento transformacional na capacidade da GX, mas também permitirá que, assegurando a compatibilidade com versões anteriores, nossos parceiros e clientes tenham acesso a uma nova geração de recursos da tecnologia com uma velocidade cada vez maior, que vão incluir também o primeiro serviço de banda larga dedicada no Ártico.”

A GX atende a organizações e governos em todo o mundo e, hoje, é considerada o padrão de ouro para conectividade de banda larga móvel global. Operando com a Banda Ka, a Global Xpress também se integra perfeitamente à rede de Banda L da Inmarsat para fornecer uma conectividade poderosa e confiável a qualquer hora e lugar.

Outras cargas úteis de Banda Ka avançadas (GX6A e 6B) também estarão hospedadas na próxima geração de satélites de Banda L Inmarsat-6 (I-6), cujo lançamento está programado para 2021 e 2022. Os satélites de comunicação móvel mais poderosos e flexíveis já desenvolvidos pela Inmarsat, a frota I-6, junto com a tecnologia de infraestrutura terrestre avançada, oferecerá suporte a dispositivos e serviços de usuário avançados.

A rede Global Xpress também será aprimorada com novos recursos da região do Ártico. Em parceria com a Space Norway e sua subsidiária Space Norway HEOSAT, duas cargas úteis de satélite – GX10A e 10B – serão colocadas em Órbita Elíptica Alta – HEO, na sigla em inglês, garantindo cobertura contínua acima de 65° Norte.
Primeiras cargas úteis de banda larga móvel de alta velocidade do mundo dedicadas à região do Ártico, elas terão a capacidade de direcionar a capacidade multifeixe de alto rendimento em tempo real para as áreas de maior demanda e se integrarão perfeitamente a já existente rede GX.

Na esteira desses desenvolvimentos e melhorias, uma nova geração de satélites Global Xpress, GX7, 8 e 9, marcará uma mudança radical nas competências combinadas e na capacidade da frota GX. Primeira constelação definida por software para conectividade móvel global, cada satélite das séries GX7, 8 e 9 entregará o dobro da capacidade total de toda a rede GX em serviço atualmente (GX1-5). Sua capacidade de gerar simultaneamente milhares de feixes pontuais independentes de diferentes tamanhos, largura de banda e potência que podem ser reconfigurados e reposicionados em todo o mundo significa que a Inmarsat poderá responder aos picos da demanda do cliente instantaneamente e com precisão pontual, além de acumular capacidade extra sobre pontos quentes regionais.

Além desses grandes desenvolvimentos e avanços no espaço, o programa de transformação também inclui melhorias importantes para a rede terrestre GX, que fornecerá integração total de cada geração de satélites GX para formar uma rede altamente segura, interoperável e de altíssimo desempenho. Os futuros satélites GX que oferecem novos recursos podem ser facilmente adicionados a esta estrutura dinâmica conforme a demanda do mercado crescer e a inovação tecnológica possibilitar novas oportunidades.

A nova tecnologia GX será compatível com as versões anteriores dos terminais existentes, o que significa que os clientes atuais se beneficiarão automaticamente com as futuras melhorias no serviço. Por meio de atualizações regulares das capacidades e recursos da rede GX, eles sempre poderão aproveitar as vantagens da inovação da tecnologia futura.

“A Inmarsat é uma empresa pioneira voltada para a tecnologia e nosso time inovador e altamente qualificado tem orgulho em ajudar comunidades, empresas e países a construir um futuro melhor por meio da conectividade que oferecemos. Como uma empresa estabelecida, ágil e diversificada com um futuro roadmap de tecnologia totalmente financiado, a Inmarsat oferece plataformas globais diferenciadas nas quais parceiros e clientes podem investir com segurança e inovar em direção ao crescimento. Juntos, com uma comunidade líder mundial de tecnologia, fabricação e parceiros de canal, a Inmarsat oferece várias redes e apresenta uma abordagem agnóstica à tecnologia para atender às demandas de conectividade do mundo – agora e no futuro”, finaliza Pearce.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.