A DHL Supply Chain e a startup Trackage, que realiza otimização de processos logísticos baseado em rastreabilidade, desenvolveram uma solução mobile para a gestão de pátio (entrada e saída de caminhões) em Centros de Distribuição (CDs) de grande porte. Batizada de Maestro, a solução possibilita reduzir em até 50% o tempo de espera dos motoristas para carga e descarga, e dá mais visibilidade e controle às operações. Baseada em um aplicativo para celular utilizado pelos caminhoneiros, a iniciativa quase zerou o contato humano nestes processos, contribuindo assim para reduzir riscos associados à disseminação da Covid-19.
A solução foi implantada no CD da multinacional Unilever em Pouso Alegre (MG). Com 87 mil m² de área, a instalação tem 135 docas, recebendo de 100 a 250 carregamentos por dia. Antes da nova abordagem, o ingresso de veículos para coleta e descarga envolvia várias etapas como a realização de cadastrado manual e contato humano. Com o Maestro, o motorista utiliza um aplicativo em seu smartphone, pelo qual faz, de forma autônoma, seu cadastro. A partir disso, a DHL Supply Chain tem a confirmação de chegada e de localização no pátio, gerindo, de forma remota e individualizada, todas as instruções de movimentação. O cliente também tem visibilidade de todo o processo, que inclui indicadores de desempenho em um dashboard especial e em tempo real.
Este projeto extrai um valor muito grande de tecnologias no mercado a um custo viável. O impacto no dia a dia é muito grande, reduzindo o tempo de espera dos motoristas, aprimorando a segurança e dando mais eficiência à logística interna do CD. Permite uma gestão mais ativa destas atividades, pois temos visibilidade constante no dashboard. A iniciativa foi bem recebida pelas transportadoras parceiras também, tanto que algumas estão doando smartphones a motoristas que não possuem o aparelho. Já temos mais de 2.500 motoristas cadastrados”, explica Lilio de Souza Rocha Neto, Evangelizador em Inovação da DHL Supply Chain no Brasil.
Início
A DHL Supply Chain teve o primeiro contato com a Trackage na aceleradora e hub de inovação Weme, de Campinas (SP). Em 2019, foi realizado um pitch com 20 startups para o desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado logístico. Depois de duas rodadas de avaliação, a Trackage foi selecionada por unanimidade. A startup teve acesso às operações da DHL Supply Chain e seguiu uma mentoria de negócios e logística para desenvolver uma solução prática e viável para a gestão de pátios com base em conhecimento e tecnologia de monitoramento inteligente.
“Foi uma troca muito positiva e produtiva de ambos os lados. Tivemos acesso ao vigor, agilidade e olhar inovador das startups e a Trackage teve acesso à experiência, conhecimento técnico e rede de contatos de uma multinacional”, afirma Lilio Neto. A estrutura de internet era um ponto crítico no projeto, porém a colaboração levou a uma melhor resolução para essa questão. A parceria da Trackage com uma operadora de internet possibilitou uma opção mais competitiva. Do outro lado, a DHL Supply Chain auxiliou a startup a formatar o mínimo produto viável, o contrato de prestação de serviços, além de sugerir alguns aspectos de marketing e operacionais.
Serviço
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