book_icon

Dassault Systèmes colabora para o retorno seguro da Filarmônica de Paris

A empresa criou um modelo 3D da sala de concertos para avaliar as medidas de segurança a serem tomadas pela filarmônica após o bloqueio provocado pela pandemia de Covid-19
Dassault Systèmes colabora para o retorno seguro da Filarmônica de Paris

A Dassault Systèmes ajudou a Philharmonie de Paris, o marco filarmônico da capital francesa, a se preparar para reabertura segura da maior sala de concertos após o fim dos bloqueios relacionados à pandemia de Covid-19. A simulação foi utilizada para experimentar e compreender como o ar circula dentro do espaço, avaliar a eficácia das medidas preventivas da Filarmônica de Paris e identificar novas, caso necessárias.

Com capacidade para 2,4 mil lugares, a Grande salle Pierre Boulez apresenta uma configuração envolvente que permite a imersão do público da sala de concertos na música, e um sistema de ventilação único em cada assento que introduz ar fresco silenciosamente e regula sua direção e velocidade. Equipada com dados fornecidos pela Filarmônica de Paris , a Dassault Systèmes, fornecedora de tecnologias digitais 3D, utilizou seu software de simulação para criar um modelo em 3D da capacidade total da sala de concertos e visualizar o fluxo de ar desde os camarotes superiores até o piso da orquestra, para avaliar os impactos da utilização da máscara e do fluxo de ar na propagação de partículas do vírus.

Utilizou seu software de simulação para criar um modelo em 3D da capacidade total da sala de concertos e visualizar o fluxo de ar desde os camarotes superiores até o piso da orquestra

Vários cenários ilustraram a concentração de partículas emitidas por um membro da audiência que tossia, com e sem máscara, e que estava infectado com o vírus. Eles também demonstraram a propagação destas partículas para outros espectadores, músicos e maestro, baseado no sistema de ventilação de cada assento e nas diferentes direções em que o ar flui ao redor das escadas, assentos e piso da sala de concertos.

As simulações revelaram um risco baixo de propagação de partículas do vírus quando os membros do público utilizam máscaras ajustadas e a ventilação de cada assento é reduzida em 50%. As máscaras, especialmente quando ajustadas, desempenham um papel fundamental na redução da quantidade de partículas emitidas no ar e na velocidade de emissão, tornando-as uma primeira barreira importante. As simulações também demonstraram que a sala de concertos se comporta mais como uma situação ao ar livre, com risco muito limitado de propagação de um lado ao outro. O sistema de ventilação reduz naturalmente o risco de contaminação, limitando o movimento lateral do ar e direcionando-o para trás do público e dos músicos.

“A segurança é inegociável para nosso público, artistas e equipe. É por isso que decidimos fazer parceria com a Dassault Systèmes. Graças à sua tecnologia de simulação de última geração, estamos preparados para reabrir nossa sala de concertos nas melhores condições possíveis”, afirma Laurent Bayle, diretor-geral da Filarmônica de Paris.

Paralelamente, simulações do fluxo de ar na entrada da sala de concertos confirmaram que a utilização da máscara e as medidas de distanciamento social já implantadas são adequadas para aquela área específica.

“Nossa colaboração com a Orquestra Filarmônica de Paris é parte de nossos esforços contínuos para ajudar as empresas a simular, visualizar e analisar as condições existentes, avaliar o impacto de cenários ‘e se’ e identificar soluções para abrir e operar com segurança”, afirma Florence Verzelen, vice-presidente executivo, Indústria, Marketing e Sustentabilidade da Dassault Systèmes. “Não há ensaios na vida. Enquanto o mundo real luta para emergir de bloqueios relacionados à pandemia, o mundo virtual permite a experimentação para revelar estas incógnitas”.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.