book_icon

Quatro usinas unificam comunicação com o ONS para ampliar eficiência e reduzem custos em até 40%

Solução aplicada utiliza tecnologia inovadora com rede de conexões híbrida e redundante que provê 99,98% de disponibilidade
Quatro usinas unificam comunicação com o ONS para ampliar eficiência e reduzem custos em até 40%

A Votorantim Energia, uma das maiores empresas do setor elétrico do Brasil, otimizou a rede de comunicações das usinas hidrelétricas de Sobragi, em Belmiro Braga-MG, Itupararanga, em Votorantim-SP, Pedra do Cavalo, Cachoeira –BA e em Ourinhos (Ourinhos-SP. Por meio de um projeto estratégico desenvolvido em parceria com a integradora de telecomunicações e serviços em Nuvem Sencinet, a companhia passou a utilizar apenas um link para processar toda a troca de informações das unidades com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, ONS. Anteriormente o mesmo processo era executado com a utilização de um link para cada planta.

O modelo de concessão definido pelo ONS para as usinas hidrelétricas considera a comunicação com os membros participantes e associados como um dos pontos mais sensíveis da operação. Por isso, a regulamentação exige que as usinas se conectem a Centros Regionais por meio de dois sites distintos denominados Sistema Local de Aquisição de Dados, SAL, e Sistema Remoto de Aquisição de Dados, SAR. Eles devem prover 99,98% de disponibilidade e ainda estarem em caminhos (enlaces) não colapsados, ou seja, caminhos distintos. Esta preocupação se justifica pois é através da transmissão de dados que o órgão se baseia para controlar, por exemplo, a abertura e o fechamento de comportas e barragens das hidrelétricas inclusive em casos de urgência.

O projeto trouxe ganhos inclusive para o próprio ONS devido à diminuição na quantidade de links e roteadores na infraestrutura para recebimento das conexões com a Votorantim

De acordo com o diretor de Estratégia e Portfólio da Sencinet, Marcelo Leite, a estrutura da companhia ofereceu à Votorantim Energia a possibilidade de utilizar uma rede híbrida e redundante capaz de atender a todos estes requisitos. “A Sencinet realizou importantes investimentos em sua estrutura para tornar sua rede mais robusta e flexível de maneira que seja possível apresentar soluções de alta disponibilidade, seguras e redundantes em conformidade com as normas exigidas”, disse.

Além da redução de 40% nos custos devido à redução de links, o gerente -geral Comercial da Votorantim Energia, Leonardo Vinicius Gomes, ressalta ainda o ganho trazido para a corporação no que diz respeito ao esforço de gestão e controle das conexões com a disponibilidade de relatórios de disponibilidade, tráfego e comportamento da rede. “Acreditamos que o projeto trouxe ganhos inclusive para o próprio ONS devido à diminuição na quantidade de links e roteadores na infraestrutura para recebimento das conexões com a Votorantim. Assim, elevamos a operação aos mais modernos conceitos de segurança e economia de recursos”, finaliza.

A Sencinet é uma empresa integradora de telecomunicações e serviços em nuvem que oferece conectividade em alta capacidade em toda a América Latina. A companhia possui duas redes de fibra metropolitana em Buenos Aires e Bogotá., quatro Data Centers de nível superior e cinco Teleportos que compõem uma rede de satélites totalmente integrada capaz de oferecer soluções de conectividade em 100% do território da América Latina. Ela possui soluções em banda C, Ku e Ka e utiliza os modernos satélites de alta capacidade (HTS). A empresa é licenciada para fornecer serviços via satélite em 11 países. Seu portfólio de clientes de cerca de 400 empresas é composto por marcas líderes em segmentos como petróleo e gás, energia, mineração, governo, bancos, telecomunicações e operadoras de varejo, entre outros.

Serviço
sencinet.com

 

integradora de Telecomunicações

Leonardo Vinicius Gomes

Marcelo Leite

Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS)

Sencinet

serviços em nuvem

Votorantim Energia

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento