book_icon

Quatro usinas unificam comunicação com o ONS para ampliar eficiência e reduzem custos em até 40%

Solução aplicada utiliza tecnologia inovadora com rede de conexões híbrida e redundante que provê 99,98% de disponibilidade
Quatro usinas unificam comunicação com o ONS para ampliar eficiência e reduzem custos em até 40%

A Votorantim Energia, uma das maiores empresas do setor elétrico do Brasil, otimizou a rede de comunicações das usinas hidrelétricas de Sobragi, em Belmiro Braga-MG, Itupararanga, em Votorantim-SP, Pedra do Cavalo, Cachoeira –BA e em Ourinhos (Ourinhos-SP. Por meio de um projeto estratégico desenvolvido em parceria com a integradora de telecomunicações e serviços em Nuvem Sencinet, a companhia passou a utilizar apenas um link para processar toda a troca de informações das unidades com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, ONS. Anteriormente o mesmo processo era executado com a utilização de um link para cada planta.

O modelo de concessão definido pelo ONS para as usinas hidrelétricas considera a comunicação com os membros participantes e associados como um dos pontos mais sensíveis da operação. Por isso, a regulamentação exige que as usinas se conectem a Centros Regionais por meio de dois sites distintos denominados Sistema Local de Aquisição de Dados, SAL, e Sistema Remoto de Aquisição de Dados, SAR. Eles devem prover 99,98% de disponibilidade e ainda estarem em caminhos (enlaces) não colapsados, ou seja, caminhos distintos. Esta preocupação se justifica pois é através da transmissão de dados que o órgão se baseia para controlar, por exemplo, a abertura e o fechamento de comportas e barragens das hidrelétricas inclusive em casos de urgência.

O projeto trouxe ganhos inclusive para o próprio ONS devido à diminuição na quantidade de links e roteadores na infraestrutura para recebimento das conexões com a Votorantim

De acordo com o diretor de Estratégia e Portfólio da Sencinet, Marcelo Leite, a estrutura da companhia ofereceu à Votorantim Energia a possibilidade de utilizar uma rede híbrida e redundante capaz de atender a todos estes requisitos. “A Sencinet realizou importantes investimentos em sua estrutura para tornar sua rede mais robusta e flexível de maneira que seja possível apresentar soluções de alta disponibilidade, seguras e redundantes em conformidade com as normas exigidas”, disse.

Além da redução de 40% nos custos devido à redução de links, o gerente -geral Comercial da Votorantim Energia, Leonardo Vinicius Gomes, ressalta ainda o ganho trazido para a corporação no que diz respeito ao esforço de gestão e controle das conexões com a disponibilidade de relatórios de disponibilidade, tráfego e comportamento da rede. “Acreditamos que o projeto trouxe ganhos inclusive para o próprio ONS devido à diminuição na quantidade de links e roteadores na infraestrutura para recebimento das conexões com a Votorantim. Assim, elevamos a operação aos mais modernos conceitos de segurança e economia de recursos”, finaliza.

A Sencinet é uma empresa integradora de telecomunicações e serviços em nuvem que oferece conectividade em alta capacidade em toda a América Latina. A companhia possui duas redes de fibra metropolitana em Buenos Aires e Bogotá., quatro Data Centers de nível superior e cinco Teleportos que compõem uma rede de satélites totalmente integrada capaz de oferecer soluções de conectividade em 100% do território da América Latina. Ela possui soluções em banda C, Ku e Ka e utiliza os modernos satélites de alta capacidade (HTS). A empresa é licenciada para fornecer serviços via satélite em 11 países. Seu portfólio de clientes de cerca de 400 empresas é composto por marcas líderes em segmentos como petróleo e gás, energia, mineração, governo, bancos, telecomunicações e operadoras de varejo, entre outros.

Serviço
sencinet.com

 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.