book_icon

Trina Solar fornecerá painéis solares para parque solar da América Central e do Caribe

A Trina Solar foi a empresa escolhida para fornecer painéis solares para o Parque Solar Girasol, na República Dominicana, que será o maior da América Central e do Caribe, que terá capacidade instalada de 120 MW e enfrentará condições de temperatura extremas.

A partir do ano que vem, a usina entrará em operação com 268.200 módulos fotovoltaicos de 445/450 Wp e 28 inversores de 3,8 MW cada. Ela vai gerar 240 mil MWh no primeiro ano de operação, fornecendo energia equivalente ao consumo de 130 mil famílias. A construção do parque solar está a cargo da Haina, S.A. (EGE Haina), que deverá investir US$ 100 milhões ao longo dos 18 meses da obra.

O nome Girasol foi escolhido porque ele contará com um sistema de rastreadores solares (trackers) girando a 104 graus por 12 horas ao dia, garantindo assim um melhor aproveitamento da captação de energia e, por consequência, aumentando a capacidade de geração da planta.

“Poder participar de um projeto desta magnitude nos dá muito orgulho”, afirma Álvaro García-Maltrás, diretor geral para América Latina e o Caribe da Trina Solar lembrando que as condições de temperatura e umidade locais são um desafio para o projeto e que o projeto se insere no enorme potencial de geração de energia solar da República Dominicana que, segundo a Agência Nacional de Energias Renováveis poderia gerar até 3 TW/hora de energia com base no uso do sol.

Segundo José Rodríguez, diretor de Desenvolvimento da EGE Haina a escolha dos painéis da Trina Solar se deu a partir de um processo de seleção qualificou os painéis TSM-DEG17M de 430/450 watts também por causa da eficiência de 20,4%, combinada a tecnologia de baixa resistência (células de médio corte) e a melhor capacidade de reflexão devido ao desenho de multibarramento, que garante mais potência. Além disso, a proteção do vidro duplo termo-endurecido dos painéis aumenta, em muito, a confiabilidade em ambientes de alta temperatura e umidade. Contou também o fato da Trina Solar garantir 30 anos de potência e 12 anos de produto.

O projeto Girasol vai gerar centenas de empregos em sua fase de construção. “Além disso, contribuirá para o desenvolvimento sustentável das comunidades onde está presente, já que a EGE Haina está colaborando com autoridades e instituições locais em projetos como centros de saúde , campos esportivos, parques recreativos e contribuições para hospitais” comenta Rodríguez,

A usina conta com 268.200 módulos fotovoltaicos de 445/450 Wp e 28 inversores de 3,8 MW cada. Ela vai gerar 240 mil MWh no primeiro ano de operação, fornecendo energia equivalente ao consumo de 130 mil famílias. “Nosso compromisso é com uma vida mais sustentável e estamos investindo cada vez mais em pesquisa e desenvolvimento na Trina Solar”, finaliza Álvaro.

Painéis solares

Trina Solar

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento