book_icon

Transformação Digital “reinventa a roda” da indústria automotiva

Segundo uma projeção do Fórum Econômico Mundial, até 2025, a digitalização de processos pode gerar um valor de US $ 0,67 trilhão para a indústria automotiva, e mais US $ 3,1 trilhões de benefícios sociais. Essa estimativa valida que a Transformação Digital no setor automotivo oferece benefícios que vão além do aumento de receitas, redução de custos ou vantagens competitivas para as companhias. O avanço do processo de digitalização no setor permite melhorar a experiência de compra dos novos compradores de carros, ávidos por modernidade e inovação.

Então, por onde começar a Transformação Digital? Uma pergunta urgente que necessita de resposta imediata porque o ritmo de mudança no setor automotivo é opressor. As empresas devem lançar novos serviços e produtos cada vez mais rápido, ser mais eficientes, atender aos requisitos de negócios complexos, bem como gerenciar o crescimento das receitas. Tudo isso cria uma pressão enorme nos gestores para colocarem suas organizações na rota da transformação digital.

Mas se o desafio é grande, é importante ressaltar que muitas companhias têm conseguido, mesmo em tempos de crise, implementar ações realmente inovadoras em suas operações e os ganhos são tangíveis. A seguir, listo 5 dicas para implementar uma Transformação Digital bem-sucedida no setor automotivo.

 Mais inovação
Uma das vantagens de aumentar o investimento em tecnologia é identificar maneiras de alterar o processo de linha de montagem das fábricas e, também, reduzir o consumo de energia e de recursos. Mais inovação também vai lhe permitir ser mais rápido para atender às demandas imediatas do mercado, enquanto desenvolve novos produtos e modelos de negócios disruptivos.

O ponto de destaque aqui é a necessidade de envolver colaboradores com ampla experiência na indústria automobilística, conhecimento em melhores práticas, compreensão das exigências do cliente e paixão por inovação.

 Dados agregam valor ao negócio
É grande a relação do big data com a indústria automotiva já que a busca por eficiência operacional depende do tratamento dos dados. Os benefícios dessa solução vão desde resolver problemas de produtividade e melhorias na operação dos fabricantes, como agregar valor ao negócio dos clientes.

Os gestores podem extrair um volume enorme de informações, que podem ajudá-los a introduzir novas metodologias de produção, automatizar tarefas como a criação e gerenciamento do fluxo de trabalho, além de fornecer KPIs para melhorar decisões estratégicas.

Transformando ideias em realidade
Em todo o processo de transformação digital é necessário aglutinar todas as ideias de melhorias e depois torná-las realidade. Imagine um grupo de especialistas discutindo e idealizando formas de melhorias operacionais que visem, por exemplo, aumentar a produtividade ou reduzir os custos de manutenção de equipamentos. Forme um grupo com alto grau de criatividade, pensamento disruptivo, compreensão dos desejos e motivações dos clientes, bem como compreensão dos valores de mercado. O perfil do grupo que ficará responsável de passar as ideias para o campo de realizações é fundamental para o sucesso da modernização dos seus processos.

 Governança
As empresas automotivas devem se comunicar facilmente com toda a cadeia de suprimentos, rede de fornecedores e seus clientes. Aprimorar a governança vai lhe garantir um bom alinhamento em todo o ecossistema automobilístico.

É essencial criar normas e padrões bem estruturados para garantir uma coordenação bem-sucedida entre os diferentes níveis hierárquicos. Estabeleça o mesmo padrão para os seus fornecedores e distribuidores.

 Qualidade e responsivo
A indústria deve ser gerenciada de forma tão eficaz, ao ponto de ser capaz de se ajustar rapidamente às reivindicações do mercado para ser mais responsiva à complexidade das exigências dos novos consumidores.

Por outro lado, para atingir um alto nível de satisfação do cliente, é mandatório a busca pela qualidade. Nunca foi tão importante provar aos clientes que a empresa continua comprometida em entregar produtos e serviços com atributos confiáveis. Para atingir esse objetivo, é necessário ter um time muito atento aos pequenos detalhes e uma compreensão da importância de manter a satisfação do cliente.

A indústria automotiva pode compreender a transformação digital como uma força para atender à demanda por veículos modernos, seguros e adequados ao novo contexto de relacionamento entre marcas automobilísticas e clientes. E o mundo pós pandemia exige a “reinvenção da roda” para quem deseja dias melhores no futuro.

Por Waldir Bertolino, Country Manager da Infor no Brasil

“reinventa a roda”

Country Manager da Infor no Brasil

indústria automotiva

Transformação Digital

Waldir Bertolino

Últimas Notícias
Você também pode gostar

Comentários

  1. Saulo BLAN

    Excelente texto, repleto de uma abordagem realista.

    A questão é gerar as propostas e valida-las de forma consistente e incessante.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | PRÊMIO A ESCOLHA DO LEITOR

As indicações do usuário

Leia nessa edição sobre carreira

CÓDIGO ABERTO

Kubernetes rumo à Nuvem

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

LEGISLAÇÃO

Importações desafiam as empresas

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

COMUNICAÇÕES

5G: Será que agora vai?

Outubro | 2021 | #51 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento