book_icon

Transformação Digital “reinventa a roda” da indústria automotiva

Segundo uma projeção do Fórum Econômico Mundial, até 2025, a digitalização de processos pode gerar um valor de US $ 0,67 trilhão para a indústria automotiva, e mais US $ 3,1 trilhões de benefícios sociais. Essa estimativa valida que a Transformação Digital no setor automotivo oferece benefícios que vão além do aumento de receitas, redução de custos ou vantagens competitivas para as companhias. O avanço do processo de digitalização no setor permite melhorar a experiência de compra dos novos compradores de carros, ávidos por modernidade e inovação.

Então, por onde começar a Transformação Digital? Uma pergunta urgente que necessita de resposta imediata porque o ritmo de mudança no setor automotivo é opressor. As empresas devem lançar novos serviços e produtos cada vez mais rápido, ser mais eficientes, atender aos requisitos de negócios complexos, bem como gerenciar o crescimento das receitas. Tudo isso cria uma pressão enorme nos gestores para colocarem suas organizações na rota da transformação digital.

Mas se o desafio é grande, é importante ressaltar que muitas companhias têm conseguido, mesmo em tempos de crise, implementar ações realmente inovadoras em suas operações e os ganhos são tangíveis. A seguir, listo 5 dicas para implementar uma Transformação Digital bem-sucedida no setor automotivo.

 Mais inovação
Uma das vantagens de aumentar o investimento em tecnologia é identificar maneiras de alterar o processo de linha de montagem das fábricas e, também, reduzir o consumo de energia e de recursos. Mais inovação também vai lhe permitir ser mais rápido para atender às demandas imediatas do mercado, enquanto desenvolve novos produtos e modelos de negócios disruptivos.

O ponto de destaque aqui é a necessidade de envolver colaboradores com ampla experiência na indústria automobilística, conhecimento em melhores práticas, compreensão das exigências do cliente e paixão por inovação.

 Dados agregam valor ao negócio
É grande a relação do big data com a indústria automotiva já que a busca por eficiência operacional depende do tratamento dos dados. Os benefícios dessa solução vão desde resolver problemas de produtividade e melhorias na operação dos fabricantes, como agregar valor ao negócio dos clientes.

Os gestores podem extrair um volume enorme de informações, que podem ajudá-los a introduzir novas metodologias de produção, automatizar tarefas como a criação e gerenciamento do fluxo de trabalho, além de fornecer KPIs para melhorar decisões estratégicas.

Transformando ideias em realidade
Em todo o processo de transformação digital é necessário aglutinar todas as ideias de melhorias e depois torná-las realidade. Imagine um grupo de especialistas discutindo e idealizando formas de melhorias operacionais que visem, por exemplo, aumentar a produtividade ou reduzir os custos de manutenção de equipamentos. Forme um grupo com alto grau de criatividade, pensamento disruptivo, compreensão dos desejos e motivações dos clientes, bem como compreensão dos valores de mercado. O perfil do grupo que ficará responsável de passar as ideias para o campo de realizações é fundamental para o sucesso da modernização dos seus processos.

 Governança
As empresas automotivas devem se comunicar facilmente com toda a cadeia de suprimentos, rede de fornecedores e seus clientes. Aprimorar a governança vai lhe garantir um bom alinhamento em todo o ecossistema automobilístico.

É essencial criar normas e padrões bem estruturados para garantir uma coordenação bem-sucedida entre os diferentes níveis hierárquicos. Estabeleça o mesmo padrão para os seus fornecedores e distribuidores.

 Qualidade e responsivo
A indústria deve ser gerenciada de forma tão eficaz, ao ponto de ser capaz de se ajustar rapidamente às reivindicações do mercado para ser mais responsiva à complexidade das exigências dos novos consumidores.

Por outro lado, para atingir um alto nível de satisfação do cliente, é mandatório a busca pela qualidade. Nunca foi tão importante provar aos clientes que a empresa continua comprometida em entregar produtos e serviços com atributos confiáveis. Para atingir esse objetivo, é necessário ter um time muito atento aos pequenos detalhes e uma compreensão da importância de manter a satisfação do cliente.

A indústria automotiva pode compreender a transformação digital como uma força para atender à demanda por veículos modernos, seguros e adequados ao novo contexto de relacionamento entre marcas automobilísticas e clientes. E o mundo pós pandemia exige a “reinvenção da roda” para quem deseja dias melhores no futuro.

Por Waldir Bertolino, Country Manager da Infor no Brasil

Últimas Notícias
Você também pode gostar

Comentários

  1. Saulo BLAN

    Excelente texto, repleto de uma abordagem realista.

    A questão é gerar as propostas e valida-las de forma consistente e incessante.

Os comentários estão fechados nesse post.
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.