book_icon

Estados Unidos se preparam para o avanço da China

No primeiro dia do ano, Congresso americano aprova lei de incentivo para a indústria de semicondutores
Estados Unidos se preparam para o avanço da China

No fim de outubro último, a China divulgou o seu Plano Quinquenal, que tem como base a autossuficiência. O país decidiu que fará de tudo para não depender mais de tecnologia importada, o que significa altos investimentos em pesquisa e desenvolvimento, principalmente no segmento de semicondutores. Na guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, o presidente Donald Trump proibiu empresas de seu país, e mesmo estrangeiras que usem tecnologia estadunidense, de fornecerem produtos para companhias chinesas, a não ser com autorização especial. A Huawei, por exemplo, teve de vender sua divisão de celulares, pois não conseguia comprar chips. Não se sabe com certeza como o governo de Joe Biden lidará com este assunto.

Ao se prever que a China vai investir pesado em sua indústria de semicondutores, o Congresso norte-americano aprovou no dia 1º de janeiro a Lei de Autorização de Defesa Nacional – NDAA, legislação que inclui o Título XCIX, “Criando Incentivos Úteis para Produzir Semicondutores para a América”, que autoriza incentivos federais para promover a fabricação e investimentos federais em pesquisa de semicondutores. A Semiconductor Industry Association, SIA, que representa 98% da indústria de semicondutores dos Estados Unidos em receita e quase dois terços das empresas de chips fora dos Estados Unidos, aplaudiu a iniciativa.

 As disposições sobre semicondutores no NDAA fortalecerão a economia dos Estados Unidos, nossa segurança nacional e nossa liderança em chips e nas muitas tecnologias que eles permitem

“A aprovação do NDAA ajudará a impulsionar o crescimento econômico dos Estados Unidos e cimentar a posição da América na vanguarda da inovação em semicondutores, que é crítica para as tecnologias revolucionárias de hoje e do futuro”, disse Bob Bruggeworth, CEO e diretor da Qorvo e presidente da SIA. “O próximo passo é que os líderes em Washington financiem totalmente os incentivos de fabricação doméstica de chips e iniciativas de pesquisa da NDAA. Isso tornará os Estados Unidos um dos lugares mais atraentes do mundo para produzir essa tecnologia fundamental”, comentou.

As provisões autorizadas pelo NDAA ainda devem ser financiadas por meio de dotações feitas pelo Congresso. A SIA e o Boston Consulting Group divulgaram um estudo em setembro revelando que incentivos federais robustos para a fabricação doméstica de semicondutores reverteriam a trajetória de décadas de declínio da produção de chips na América e criariam até 19 grandes instalações de fabricação de semicondutores, ou fábricas, e 70 mil empregos nos EUA nos próximos 10 anos. Já um relatório da SIA divulgado em junho concluiu que o financiamento federal para pesquisa de semicondutores gera um excelente retorno sobre o investimento para os contribuintes, com cada dólar adicional investido gerando outros US$ 16,50 ao PIB dos Estados Unidos.

“As disposições sobre semicondutores no NDAA fortalecerão a economia dos Estados Unidos, nossa segurança nacional e nossa liderança em chips e nas muitas tecnologias que eles permitem”, disse John Neuffer, CEO da SIA. “Agora, é fundamental que os líderes em Washington coloquem essas disposições em ação, financiando-as totalmente, e estamos prontos para trabalhar com os formuladores de políticas para tornar isso uma realidade”, concluiu.

Serviço
www.semiconductors.org

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.