book_icon

Ferramenta online gratuita permite que indústrias alcancem a Transformação Digital

Bússola da Transformação Digital é uma iniciativa do Observatório Sistema Fiep e está disponível desde o dia 1º de dezembro
Ferramenta online gratuita permite que indústrias alcancem a Transformação Digital

transformação digitalPara auxiliar as indústrias paranaenses na busca pela incorporação de novas tecnologias em seus processos, o Observatório Sistema Fiep lançou, no dia 1º de dezembro, a Bússola da Transformação Digital. Assim como nos anos anteriores, com as Bússolas da Inovação, as empresas participantes terão acesso a uma ferramenta online gratuita, para realizar uma auto avaliação e receber um diagnóstico personalizado. O documento gerado traz orientações para melhorias e crescimento em todos os departamentos da empresa, com o objetivo de atingir a Transformação Digital.
“Nossa expectativa, enquanto Sistema Fiep, é disponibilizar um instrumento que ajude as indústrias nesse desafio, principalmente considerando o contexto que estamos vivendo. A pandemia de Covid-19 acelerou a necessidade de Transformação Digital, mas as empresas não estavam preparadas para isso. Com a Bússola, será possível identificar quais tecnologias as indústrias precisam dominar e como a Transformação Digital pode se reverter em novos negócios”, avalia Marília de Souza, gerente do Observatório Sistema Fiep.

A pandemia de Covid-19 acelerou a necessidade de Transformação Digital, mas as empresas não estavam preparadas para isso  

Nesta edição da Bússola, as indústrias poderão escolher entre seis dimensões para a elaboração do diagnóstico (estratégia; gestão; produção; cadeia de suprimentos e distribuição; pessoas; e tecnologias facilitadoras), podendo optar por todas, inclusive. “Essa é a principal diferença em relação às Bússolas da Inovação, nas quais as empresas tinham que responder todas as perguntas para receber o diagnóstico. As experiências anteriores foram cruciais para colocarmos esse novo produto à disposição das indústrias paranaenses”, afirma Marília. A gerente do Observatório Sistema Fiep acredita que a ferramenta será de extrema utilidade para as empresas, considerando o contexto da pandemia.
O conjunto dos resultados das indústrias participantes também vai permitir a composição de um perfil estadual, assim como retratos setoriais regionais e por porte empresarial. Com isso, cada empresa pode comparar seu desempenho com seus pares, em âmbito estadual. Em 2019, por exemplo, a Bússola da Inovação apontou que 48% das indústrias que participaram da pesquisa obtiveram acima de 5% do faturamento com os projetos de inovação. A primeira edição da Bússola da Transformação Digital está disponível para as indústrias paranaenses desde o dia 1º de dezembro, pelo site da Bussola de Transformação Digital.
Com o propósito de identificar tendências e auxiliar na definição de mudanças esperadas (pré-ativas) e na provocação de mudanças desejadas (proativas), o Observatório Sistema Fiep trabalha para encontrar respostas completas às questões sócio industriais. Presta serviços de prospectiva, planejamento, pesquisa e articulação, com projetos sob medida para cada tipo de instituição.
Serviço
bussolasdaindustria.org.br

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.