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Vertem aponta tendências para o marketing de incentivo

Com o isolamento social e o trabalho remoto sendo parte da nova rotina, uma das tarefas que mais demandaram atenção dos gestores foi a manutenção da motivação entre os times nas operações a distância

Vertem aponta tendências para o marketing de incentivo

As mudanças nos modelos de trabalho provocadas pela pandemia em 2020 acarretaram novos desafios para a gestão de colaboradores. Com o isolamento social e o trabalho remoto sendo parte da nova rotina, uma das tarefas que mais demandaram atenção dos gestores foi a manutenção da motivação entre os times nas operações a distância. Segundo o Gartner, uma experiência desagradável no trabalho pode afetar negativamente em até 35% a segurança psicológica do colaborador.
Esse panorama fez com que as empresas passassem a reformular suas estratégias de engajamento interno, e o marketing de incentivo ganhou novas perspectivas. A Vertem, empresa que atua em fidelidade B2B, indica que a prática é adotada pelas companhias para alcançar resultados mais significativos por meio da motivação de suas equipes. Para tanto, as companhias podem contar com parceiros para esquematizar um programa de benefícios que ofereça prêmios, experiências ou produtos para equipes e colaboradores que alcançarem uma determinada meta.

Uma boa estratégia proporciona envolvimento e engajamento entre as equipes, promove interesse em manter ou ultrapassar as metas estipuladas pela área em prol de uma recompensa satisfatória  

A Vertem é especialista nesse tipo de campanha, pois opera com um ecossistema de fidelidade, no qual reúne companhias de diferentes segmentos em um ambiente de colaboração. Por meio da Premmiar, uma das empresas do grupo, a companhia aproxima e conecta clientes, agências, empresas de tecnologia e fornecedores, para orquestrar estratégias de incentivo, a fim de prover benefícios, que podem ser adaptados de acordo com as proposições e demandas de cada companhia, e trazer resultados expressivos aos negócios.
No Brasil, o marketing de incentivo tem movimentação estimada de mais de R$9 bilhões anuais, e o último estudo da Associação de Marketing Promocional (Ampro), de 2019, aponta que 98% dos gestores reconhecem a eficácia dos prêmios na melhora do desempenho dos colaboradores. “Na Vertem, identificamos que o marketing de incentivo é uma ferramenta eficaz em momentos desafiadores. Uma boa estratégia proporciona envolvimento e engajamento entre as equipes, promove interesse em manter ou ultrapassar as metas estipuladas pela área em prol de uma recompensa satisfatória”, comenta Otávio Abdala, sócio e vice-presidente Comercial da Vertem.
A empresa avalia que as principais ações de incentivo adotadas neste ano refletem o novo perfil de trabalho dos colaboradores. Entre as tendências apontadas para o setor, como efeitos da pandemia, o grupo destaca o crescimento de campanhas de cashback, descontos e multiplicidade de recompensas. Além disso, indica a inteligência artificial como o grande diferencial para programar ofertas cada vez mais customizadas.
“A tecnologia é fundamental no marketing de incentivo, para proporcionar uma experiência integrada ao mundo digital, no qual os ponteiros de metas das empresas mudam o tempo todo. Quanto mais dados temos, mais problemas conseguimos antecipar e mais conhecimento temos das metas e das estratégias de vendas. Os insights trazidos pela análise preditiva, com uso de inteligência artificial, ajudam na automação de ações e agregam velocidade às tomadas de decisão”, relata Renan Santos, CTO da Vertem.
Para os próximos cinco anos, a empresa avalia que o marketing de incentivo seguirá pautado em colaboradores cada vez mais exigentes com as experiências oferecidas e pela maneira usada para interagir com as marcas. Por isso, as companhias devem pensar em engajamento e fidelização com oferta de benefícios personalizados, por meio da tecnologia. Ainda de acordo com o Gartner, em 2025, 40% das empresas baseadas em experiências sensoriais melhorarão os resultados financeiros, estendendo-se para experiências virtuais pagas.

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