book_icon

Recrutamento online acelera contratações e consolida-se para 2021

A Transformação Digital em caráter de urgência também mexeu com o setor de recursos humanos. Processos seletivos precisaram ser readaptados para que pudessem ser feitos de forma completamente virtual – algo inédito para algumas corporações. Mas, será que esse modelo perdura para o próximo ano?
A resposta é simples: com certeza. E vou explicar o porquê.
O primeiro ponto a se considerar é que, ao longo de 2020, houve um considerável aumento no número de demissões. Para se ter noção, o acumulado de desligamentos até agora é de aproximadamente 850 mil em todo o Brasil. Apesar de assustador, também há que se considerar que houve muitas contratações. E é aí que profissionais de RH perceberam as mais significativas mudanças. O grande desafio foi encontrar uma maneira de realizar os processos seletivos de forma virtual, mas sem o risco de um clima de impessoalidade ou mesmo frieza com os candidatos, uma preocupação dos profissionais do setor.
É claro que essa transformação não foi fácil. Foi necessário trabalhar em postagens mais atrativas nas redes sociais, anúncios direcionados ao público de interesse para a vaga e até uma readequação para entrevistas virtuais, pensando na infraestrutura e na qualidade do processo. Embora desafiadora, a prática tem se mostrado bastante eficiente e, ao que tudo indica, esse modelo de seleção está sendo bem aceito, tanto por quem se candidata a uma oportunidade de emprego quanto pelos próprios recrutadores das empresas.
O que ocorre é que o processo integralmente digital permite às empresas e aos entrevistados uma maior economia, além de facilidade, flexibilidade e agilidade no passo a passo da contratação. Segundo uma matéria que li na Forbes, muitas das organizações que fizeram a transição para o modelo de recrutamento digital perceberam que o processo é muito mais acessível do que as formas tradicionais de procura por novos “talentos”.
Fácil acesso, rápido retorno
Com publicações em grupos, de forma gratuita, ou anúncios direcionados para o público que se quer atingir, as postagens aparecem em tempo real, o que ajuda a diminuir esforços para atrair mais interessados e filtrar as candidaturas recebidas. Aí está a facilidade. Depois de selecionados aqueles profissionais que tenham o perfil que a empresa busca, fazer as entrevistas utilizando ferramentas de videochamada permite conhecer o candidato sem que ele precise se deslocar até a empresa, gerando economia, já que a única necessidade para que a entrevista seja feita é que os participantes estejam conectados à Internet e acessem um link para entrar na reunião.
Além desses dois pontos importantes, o processo de entrevistas virtuais otimiza o tempo do recrutador, que pode sair de uma entrevista e entrar, imediatamente, em outra, sem precisar aguardar pela chegada do próximo candidato. No fim das contas, a seleção por meios digitais traz benefícios à empresa que está em busca de um profissional específico e, claro, aos candidatos, que têm uma maior flexibilidade para participar do processo.
Mas, se ainda assim, você está em dúvidas a respeito da eficiência deste modelo de seleção e contratação, eu trago um último argumento. A International Data Corporation (IDC) realizou uma pesquisa na qual aponta que, o investimento corporativo em transformação digital direta ainda vai crescer cerca de 15,5% até 2023, se aproximando dos US$ 6,8 trilhões. Apenas a América Latina deve responder por US$ 460 bilhões.
Por isso, será fundamental que as empresas operem de forma integrada como uma “fábrica de inovação digital”, com softwares e profissionais capacitados para se diferenciar e competir em seus próprios setores.
Por George Paiva, diretor de RH da Orange Business Services na América Latina

fábrica de inovação digital

George Paiva

International Data Corporation — IDC

Orange Business Services na América Latina

recrutamento online

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

TECNOLOGIA

A um clique das melhores tecnologias

Leia nessa edição sobre carreira

CUSTOMER EXPERIENCE

Cliente no centro de tudo

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Serviços de impressão turbinados

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

TENDÊNCIAS

Cabeça de papel sobrevive no mundo digital

Maio| 2021 | #46 - Acesse:

Infor Channel Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento
evento Launch Meeting: Synnex Westcon & ZOOM.
Webinar
Brand do Evento
Icon Calendar

20/05/2021

Icon Calendar

São Paulo / SP

Launch Meeting: Synnex Westcon & ZOOM.

Participe deste Webinar e conheça o portfólio e programa de canais ZOOM e as vantagens e diferenciais SYNNEX.

Acesse o site do Evento
evento Desafios do ICMS
Palestra
Brand do Evento
Icon Calendar

17/05/2021

Icon Calendar

Fortaleza / CE

Desafios do ICMS

André Mendes Moreira, sócio do SCMD, participa de live realizada pelo pelo IBET em parceria com a SEFAZ do Ceará.

Acesse o site do Evento
evento PRÊMIO EXCELÊNCIA EM DISTRIBUIÇÃO
Premiação
Brand do Evento
Icon Calendar

20/05/2021

Icon Calendar

São Paulo / SP

PRÊMIO EXCELÊNCIA EM DISTRIBUIÇÃO

Prêmio estimula o setor e identifica qualidade das operações na visão dos parceiros

Acesse o site do Evento