book_icon

Rodrigo Santos, da Softplan, é eleito um dos dez melhores COOs de 2020

Certificação foi concedida pela Industry Era, dos Estados Unidos, e coloca o executivo como o único brasileiro na lista dos COOs que se destacaram no ano
Rodrigo Santos, da Softplan, é eleito um dos dez melhores COOs de 2020

Rodrigo Santos, diretor de Operações da vertical de Justiça Softplan – desenvolvedora de software do País -, foi certificado nesta semana como um dos dez melhores COOs de 2020 pela revista especializada Industry Era. Sediada em Nova Iorque, nos Estados Unidos, a publicação é uma das mais prestigiadas do mundo no segmento de tecnologia. Em destaque na foto de capa e com extenso perfil publicado na edição mais recente da revista, o executivo é o único brasileiro a fazer parte da lista, sendo apresentado como um dos grandes responsáveis por conseguir atingir novos patamares de satisfação dos clientes, produtos e serviços da empresa, impactando em um aumento de receita da Softplan em quase 150% nos últimos sete anos.
Formado em Direito, com especialização em Economia e MBA em Gestão, Rodrigo Santos foi escolhido também por ter se destacado em um mercado competitivo como o setor de tecnologia, mesmo vindo de uma formação diferente da maioria dos COOs e por buscar conhecimento constantemente – em paralelo à função que exerce, o profissional está terminando um mestrado em Negócios Internacionais.

De acordo com Santos, na Softplan os resultados de excelência vêm do fato de que a Transformação Digital está enraizada na cultura da companhia  
Segundo aponta a Industry Era, o executivo trabalhou diretamente com clientes construindo e desenvolvendo novos negócios e, quando assumiu a função de diretor de Operações na Softplan, conseguiu conectar as operações com a cultura, a estratégia e as necessidades do negócio de forma inovadora, contribuindo para o avanço no processo de internacionalização da companhia, que engloba um robusto plano de fusões e aquisições.
“Sempre estive muito em contato com diferentes mercados e, com isso, pude levar um sentimento de ‘propriedade’ para toda a operação. Acredito que quando a equipe realmente entende o impacto do que eles oferecem na vida do cliente, o nível de envolvimento aumenta, especialmente quando se trata de uma empresa que trabalha com instituições públicas e governamentais”, considera Rodrigo Santos.
A versatilidade e a curiosidade permanente de Rodrigo Santos são apontadas pela publicação estadunidense como virtudes que fazem com que o executivo consiga transformar o ambiente de trabalho, promovendo crescimento exponencial nos negócios. De acordo com Santos, na Softplan os resultados de excelência vêm do fato de que a Transformação Digital está enraizada na cultura da companhia.
“No caso da Softplan, garantir produtos de qualidade significa melhorar a vida das pessoas por meio da evolução dos serviços prestados pelo governo e por meio de tecnologias transformadoras. Somos uma empresa que nasceu há 30 anos e já estava promovendo transformações. Basta voltar no tempo e imaginar como as pessoas trabalhavam: o foco sempre estava no papel. Então, quando começamos a criar tecnologias que pudessem substituir o papel e oferecer mais agilidade e qualidade aos serviços prestados ao público, também começamos a empurrar essa mudança de paradigma nas instituições que adotaram nossos sistemas”, aponta.
Ainda conforme Rodrigo Santos, hoje, com produtos e sistemas já consolidados em seus respectivos ecossistemas – Indústria da Construção, Gestão Pública e Justiça – a Softplan realiza pesquisas e evolui suas tecnologias para que essa transformação digital não seja finita, impactando num constante crescimento de mercado.
Colocar as pessoas em primeiro lugar é diferencial
A Industry Era destacou na mesma reportagem o cuidado da Softplan, sediada em Florianópolis (SC), em formar equipes multidisciplinares de alta performance e lembrou que, dos quase 2 mil funcionários da companhia, 40% trabalham diretamente no desenvolvimento e na evolução de suas tecnologias. Tudo em completa sinergia com as equipes de atendimento e negócios e também apoio dos próprios clientes na construção de novos recursos e atualizações dos softwares desenvolvidos pela empresa. “Entre tantas coisas que qualificam a Softplan como líder de mercado, temos uma sólida estratégia de captação de talentos baseada em nossa cultura de inovação. O melhor que oferecemos aos nossos colaboradores é a possibilidade de criar e promover transformações sem paralelo na sociedade”, completa o executivo.
Além de Rodrigo Santos, a edição especial COO da Revista Industry Era traz entre os certificados com o prêmio “Top 10 Best COOs of 2020”, nomes como Ron Dawson, COO da ProStar Energy, do Canadá; Isaac Newman, COO do The MedServ Group; Scott Krueger, da Salelytics; e Brie Plemmons, da Plemmons Industries, ambos dos Estados Unidos.

Industry Era

Rodrigo Santos

Softplan

um dos dez melhores COOs de 2020

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento