A Oracle anunciou nesta quinta-feira (17/12) a descoberta da maior operação de fraude publicitária de TV conectada (CTV) conhecida, batizada de StreamScam, que explorou falhas na tecnologia de veiculação de anúncios CTV para enganar os anunciantes e fazê-los pagar por anúncios que nunca foram entregues aos telespectadores. Os prejuízos não foram divulgados.
A operação falsificou quase 29 milhões de endereços IP domésticos válidos nos EUA, incluindo aproximadamente 3,6 mil aplicativos e 3,4mil modelos de dispositivos CTV. O uso de endereços IP domésticos válidos demonstra a sofisticação do StreamScam em comparação com as operações anteriores de fraude de anúncios de CTV. Em comparação, a maior operação anterior de fraude publicitária nesta plataforma foi a Icebucket, que envolveu 2 milhões de endereços IP domésticos falsificados, 300 IDs de aplicativos e 1 mil IDs de dispositivos CTV.
Os responsáveis do StreamScam aproveitaram as vulnerabilidades da tecnologia usada para melhorar a experiência de visualização do vídeo em CTV. Conhecida como Server-Side Ad Insertion (SSAI), a tecnologia combina conteúdo e anúncios em um único fluxo de vídeo, que pode ser reproduzido perfeitamente sem atrasos nos dispositivos do usuário final, como Roku, AppleTV e FireTV.
Segundo a empresa, o Oracle Moat registra o número de impressões de anúncios que são inseridos em streams de vídeo por servidores SSAI, bem como o número de impressões de anúncios que realmente são reproduzidos nos dispositivos do usuário final. Usando a tecnologia Moat, a Oracle descobriu que os responsáveis do StreamScam construíram uma rede de servidores que enviava eventos de impressão de anúncios para o Moat e anunciantes sem realmente enviar anúncios e conteúdo de vídeo aos usuários. Eles forjaram endereços IP domésticos, IDs de aplicativos e IDs de dispositivos nos eventos de medição para fazer parecer que os anúncios foram reproduzidos nesses ambientes, quando na verdade não foram.
“Canais de rápido crescimento como o CTV estão apresentando novas oportunidades para fraude e roubo de anúncios”, disse Mark Kopera, chefe de Produto do Oracle Moat. “Em um cenário de riscos e oportunidades em rápida evolução, é fundamental que os profissionais de marketing trabalhem com parceiros confiáveis que tenham conhecimento, experiência e escala para identificar e bloquear novas ameaças à medida que surgem. Esperamos trabalhar com empresas em todo o ecossistema de publicidade digital para expor e prevenir este e outros tipos emergentes de fraude publicitária, bem como proteger os recursos vitais de campanha dos anunciantes”, comentou.
Os gastos com publicidade no espaço CTV estão crescendo drasticamente, conforme o comportamento do consumidor muda da transmissão linear tradicional para a exibição em vários dispositivos e sob demanda. De acordo com o eMarketer, os gastos com anúncios da CTV nos EUA totalizarão US$ 8,11 bilhões em 2020 e aumentarão para US$ 11,36 bilhões em 2021.
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