book_icon

OLX Brasil garante força de trabalho remoto com Palo Alto Networks

Quando o Covid-19 começou, a empresa concluiu a migração de cerca de 800 funcionários para o trabalho remoto em menos de 24 horas
OLX Brasil garante força de trabalho remoto com Palo Alto Networks

A OLX Brasil, uma das  plataformas de compra e venda online do País, identificou a necessidade de melhorar seu controle de usuário e de acesso em sua rede corporativa. Para atender a essa necessidade, a empresa implementou os firewalls de próxima geração da Palo Alto Networks e agora tem a visibilidade necessária para proteger sua força de trabalho remoto com recursos como controle de aplicações, gerenciamento de log e resposta automatizada a ameaças.
A OLX Brasil possui escritórios no Rio de Janeiro e em São Paulo, com dois centros de processamento de dados (CPDs) para uso corporativo, contendo servidores de telefonia, monitoramento entre outros. Eles também usam redes privadas virtuais com diversos parceiros. De acordo com Rafael Ferreira, responsável pela infraestrutura corporativa da OLX Brasil, o fator decisivo para a escolha dos Firewalls de Próxima Geração foi a simplicidade da visibilidade da rede e função de visualização de eventos. Antes da implantação do projeto, a OLX precisava de um a dois dias para ser capaz de resolver problemas complexos ou intermitentes na rede. Agora, esses problemas podem ser resolvidos em poucos minutos.

Quatro firewalls de última geração foram adquiridos da Palo Alto Networks para gerenciar a rede corporativa  

A OLX Brasil usa a assinatura Global Protect para permitir que seus funcionários acessem a rede corporativa usando uma VPN segura onde quer que estejam. A política de segurança da empresa busca interferir o mínimo possível na experiência do usuário e visa oferecer uma rede na qual ele possa navegar em qualquer lugar, mas de acordo com as conformidades pré-estabelecidas. Além disso, a assinatura de URL Filtering aumenta a segurança da empresa na web.
Rafael explicou que a OLX Brasil é um ambiente muito heterogêneo internamente, e que foi um desafio proteger tudo, mas eles conseguiram ajustar e proteger a rede corporativa com o firewall de próxima geração.
Protegendo a força de trabalho remota
A equipe de Infraestrutura de TI da OLX Brasil atende atualmente cerca de 800 funcionários além de serviços terceirizados para um ambiente de rede com um total de 925 usuários. Quatro firewalls de última geração foram adquiridos da Palo Alto Networks para gerenciar a rede corporativa.
No início da pandemia do Covid-19, a OLX Brasil fez a transição para uma força de trabalho remoto em menos de 24 horas. Para a OLX Brasil, o uso dos produtos na transição para o trabalho remoto foi essencial para manter o funcionamento dos negócios de maneira tranquila e segura. Rafael diz que é essencial que a OLX Brasil tenha um ambiente de rede seguro para seus funcionários e usuários.
Visibilidade do tráfego da rede
Uma das funcionalidades mais relevantes do PAN-OS, o software que roda todos os firewalls de próxima geração da Palo Alto Networks, era a possibilidade de criar regras mais abertas para ser mais assertivo no que, de fato, um determinado grupo de usuários precisava para acessar, em vez de simplesmente bloqueá-los ou ser muito permissivo.
Hoje, os desenvolvedores da empresa têm acesso à Nuvem pública, mas não têm acesso ao software de gestão de RH, por exemplo. Esse controle granular permitiu uma boa experiência do usuário ao mesmo tempo em que oferece segurança.
“Estamos felizes em trabalhar com a OLX Brasil para fornecer um ambiente de rede seguro para seus funcionários”, diz Marcos Oliveira, country manager da Palo Alto Networks Brasil. “Pudemos atender às necessidades de visibilidade e de segurança, especialmente durante a transição para um modelo de trabalho home office devido à pandemia Covid-19”.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.