book_icon

Intel apresenta novidades em memória e armazenamento

Em evento realizado esta semana, a empresa lançou seis produtos de alto desempenho

Durante o evento Intel Memory and Storage 2020, que ocorreu na quarta-feira (16/12), a empresa anunciou seis novos produtos de memória e armazenamento para ajudar os clientes a enfrentarem os desafios da Transformação Digital. Foram duas novidades de sua série Intel Optane Solid State Drive (SSD): o SSD de Data Center Intel Optane P5800X e a memória Intel Optane H20 para cliente, que apresenta desempenho e produtividade convencional para jogos e criação de conteúdo. A linha Optane ajuda a atender às necessidades da computação moderna, aproximando a memória da CPU. A empresa também revelou sua intenção de fornecer sua 3ª geração de memória Optane, de codinome Crow Pass, para clientes corporativos e de Nuvem.
“Hoje é um momento chave para nossa jornada de memória e armazenamento. Com o lançamento desses novos produtos Optane, continuamos nossa inovação, fortalecemos nosso portfólio de memória e armazenamento e permitimos que nossos clientes naveguem melhor na complexidade da transformação digital”, disse Alper Ilkbahar, vice-presidente da Intel no Data Platforms Group e gerente geral do Intel Optane Group. “Os produtos e tecnologias Optane estão se tornando um elemento principal da computação de negócios. E como parte da Intel, esses produtos de liderança estão promovendo nossas prioridades de crescimento de longo prazo, incluindo IA, rede 5G e a borda autônoma inteligente”, comentou o executivo.

A memória persistente Intel Optane é a visão da Intel de uma solução de memória e armazenamento que oferece persistência, capacidade, acessibilidade, baixa latência e velocidade semelhante à da memória  

A Intel também anunciou no evento três novos SSDs Nand com memória de célula de 144 camadas: o Intel SSD 670p, um SSD Nand 3D de célula de nível quádruplo (QLC) de 144 camadas para computação convencional; o Intel SSD D7-P5510, o primeiro design Nand de célula de nível triplo de 144 camadas no mercado; e o Intel SSD D5-P5316, um SSD de maior densidade e durabilidade, construído em torno do primeiro QLC Nand de 144 camadas da indústria.
Com estas novidades da tecnologia Optane, a Intel afirma estabelecer um novo nível na pirâmide de memória e armazenamento em data center, que combina os atributos de DRAM e Nand. Os SSDs Intel Optane aliviam os gargalos de fornecimento de dados e aceleram os aplicativos com cache e armazenamento rápidos para aumentar a escala por servidor e reduzir os custos de transação para cargas de trabalho sensíveis à latência.
A memória persistente Intel Optane é a visão da Intel de uma solução de memória e armazenamento que oferece persistência, capacidade, acessibilidade, baixa latência e velocidade semelhante à da memória. Com a memória persistente Intel Optane, a Intel reformulou a hierarquia de memória e armazenamento, permitindo que ela seja usada como uma capacidade distinta e nível de desempenho para memória e armazenamento. Com essa abordagem, é possível criar uma arquitetura de memória de duas camadas, em que DRAM é a camada de desempenho e a memória persistente é a camada de capacidade. No caso de armazenamento, a memória persistente Optane é usada como o nível de desempenho para o nível de capacidade Nand.
A memória persistente Intel Optane é conectada à CPU por meio do barramento de taxa de dados dupla, permitindo o acesso direto de carga e armazenamento em velocidades DRAM, não volátil, combinando os melhores elementos de memória e armazenamento.
Em breve, a Intel fortalecerá e ampliará ainda mais seu portfólio exclusivo de memória e armazenamento com sua 3ª geração de memória persistente Intel Optane, de codinome Crow Pass, e com futuros processadores Intel Xeon escaláveis (codinome Sapphire Rapids).
Serviço
www.intel.com
 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.