Diante das restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus, principalmente o isolamento social, a Inteligência Artificial tornou-se um instrumento muito importante para os Departamentos de Recursos Humanos. Ela melhora a eficiência e aprimora as experiências dos colaboradores.
Companhias com grandes volumes de candidatos, ou que procuram pessoas com habilidades específicas, já estão investindo em tecnologias de IA.
O Gartner, empresa mundial em pesquisa e aconselhamento para empresas, realizou uma consulta em setembro deste ano com cerca de 200 profissionais de negócios e de tecnologia que indica que 24% das organizações aumentaram seus investimentos em aplicações relacionadas à Inteligência Artificial e 42% das empresas mantiveram seus projetos inalterados, mesmo depois do início da pandemia. Já 75% dos entrevistados afirmam que continuarão ou iniciarão novas iniciativas de Inteligência Artificial à medida que ocorra uma retomada pós-pandemia em suas organizações.
A Inteligência Artificial é capaz de analisar e interpretar as respostas dos candidatos e prever seu grau de adequação e desempenho. Além disso, a tecnologia pode assumir tarefas administrativas repetitivas, permitindo que os recrutadores se concentrem em atividades estratégicas.
O uso desta tecnologia contribui para que as seleções sejam mais justas, e baseadas nas reais qualificações de cada candidato. Além de eliminar o chamado viés inconsciente – estereótipos que criamos, preconceitos que temos ou associações que fazemos com base em nossa vivência e muitas vezes não percebemos –, a produtividade trazida pela IA garante que todo currículo recebido seja avaliado. Não existe o risco daquele candidato perfeito para a vaga não ser selecionado, justamente porque o RH não conseguiu avaliar todos os currículos a tempo.
Passada a pandemia, esta tecnologia continuará contribuindo para que os departamentos de RH possam dedicar mais tempo ao que é estratégico. A automação nas funções mais mecânicas, além de agilizar os trâmites, permitirá que os funcionários do Departamento possam ter suas mentes livres para focar em projetos mais criativos.
A aplicação da Inteligência Artificial no RH favorece a organização e os funcionários, além de colaborar para um crescimento corporativo organizado. O uso da IA não se trata mais de uma previsão, mas de uma nova realidade, presente e necessária para garantir agilidade e competitividade para as empresas.
Por Tiago Machado, sócio da Rocketmat
![Edição do mês](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2024/07/01_CAPA-IC81-251x300.jpg)
Leia nesta edição:
![Leia nessa edição sobre tecnologia](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2024/07/MATCAPA-ENERGIA-SOLAR_768x768-150x150.jpg)
MATÉRIA DE CAPA | SUSTENTABILIDADE
Fonte solar ganha expressão na matriz energética do Brasil
![Leia nessa edição sobre carreira](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2024/07/TECNOLOGIA-EMERGENTE_768x768-150x150.jpg)
TECNOLOGIA
Combinar tecnologias emergentes é uma tendência sem volta
![Leia nessa edição sobre setorial | saúde](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2024/07/MACHINE-CUSTOMER_768x768-150x150.jpg)
TENDÊNCIAS
A era dos bots autônomos
Esta você só vai ler na versão digital
![Leia nessa edição sobre setorial | saúde](https://midias.inforchannel.com.br/wp-content/uploads/2024/07/EXCLUSIVA_768x768-150x150.jpg)
APLICAÇÃO
Como o Canal se beneficia dos novos recursos dos CRMs
Baixe o nosso aplicativo