book_icon

Brasoftware e CLM reconhecidas como empresas éticas

Programa da Abes visa garantir a transparecia, a ética e a conformidade no ambiente de negócios
Brasoftware e CLM reconhecidas como empresas éticas

A Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes) anunciou a Brasoftware e a CLM como as primeiras companhias a receberem o certificado Uma Empresa Ética. O programa incentiva e oferece gratuitamente às associadas os meios para implantar os três pilares essenciais de uma política de integridade e conformidade ao arcabouço legal: a elaboração e implementação de um código de ética, treinamento de compliance aos colaboradores e a adoção de um canal de denúncias independente.
“A Abes dá um passo importante desta iniciativa, com o lançamento do certificado Uma Empresa Ética, que será conferido às corporações que aderirem oficialmente ao programa e promoverem todos os três pilares. O documento terá validade de 12 meses, prazo contado a partir da data de emissão, quando a associada precisará comprovar que os pilares estão sendo respeitados e fazem parte do dia a dia da empresa”, explica Carolina Marzano, coordenadora de Comitês da entidade.

Ética e confiança são valores que não conseguimos medir economicamente, mas quando estamos em países em que a confiança é alta, reconhecemos imediatamente seu valor

Segundo Jorge Sukarie, presidente da Brasoftware e vice-presidente do Conselho da Abes, a transparência nos negócios e nas relações entre as empresas se tornou fundamental para o sucesso de qualquer negócio. “A Brasoftware já tem o seu Programa de Compliance implementado há mais de cinco anos e é uma honra termos a oportunidade de ser a primeira empresa associada a ser certificada. Sabemos que esse programa é um processo contínuo e temos o comprometimento da alta direção para garantir aos nossos colaboradores, clientes e fornecedores, que a companhia tome todas as medidas para garantir a transparecia, ética e conformidade no negócio”, completa.
Além de possibilitar o fechamento de contratos e amenizar eventuais penalidades, a cultura da ética e da integridade deve ser implementada em uma empresa por respeito às leis, à concorrência leal e a um ambiente de negócios idôneo. Corporações comprometidas com a disseminação e o cumprimento de seus valores são cada vez mais reconhecidas pelo mercado e pelos consumidores.
“A ética se tornou um valor essencial nas sociedades modernas. É o alicerce sobre a qual se baseiam sociedades em que a confiança é alta. Ética e confiança são valores que não conseguimos medir economicamente, mas quando estamos em países em que a confiança é alta, reconhecemos imediatamente seu valor. Ficamos muito felizes de receber o certificado Uma Empresa Ética e poder disseminar essa cultura com todos os colaboradores e clientes da CLM”, ressalta Francisco Camargo, presidente da CLM e do Conselho da Abes.
O apoio às associadas é fornecido pelo departamento jurídico e pela compliance officer da associação, que esclarece dúvidas e promove treinamentos periódicos. Todas as informações e os meios para adesão ao programa estão disponíveis no site, que passou por recente atualização de conteúdo e modernização do visual.
A iniciativa também está disponível para as startups que participam do programa Abes Startup Internship, que visa fortalecer o empreendedorismo no Brasil, oferecendo acesso aos serviços da entidade sem custo por seis meses.
Serviço
www.umaempresaetica.com.br
 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.