book_icon

Schneider Electric caminha em direção às suas resoluções de sustentabilidade de 2020

Schneider Sustainability Impact (SSI) registra pontuação de 8,63 em uma escala de 10
Schneider Electric caminha em direção às suas resoluções de sustentabilidade de 2020

A Schneider Electric, que atua na Transformação Digital de gerenciamento e automação de energia, anunciou detalhes de seu progresso em diversas metas ambiciosas de sustentabilidade. Esses resultados demonstram que os desafios globais da economia e da saúde pública de 2020 não prejudicaram o compromisso da empresa em trabalhar por um mundo mais verde e inclusivo.
A organização tem medido seu impacto ambiental e social por meio de um painel interno como parte de seus compromissos de sustentabilidade 2018-2020. O Schneider Sustainability Impact (SSI) mede o progresso da empresa em 21 indicadores, que estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. No terceiro trimestre de 2020, a Schneider registrou uma pontuação de 8,63 em uma escala de 10 pontos – acima dos 7,71 dos três meses anteriores.

A empresa está focada no cumprimento de sua meta em obter 80% de sua eletricidade, por meio de fontes de energia renováveis: em 30 de setembro, o percentual era de 65%  

“Estamos orgulhosos pelas conquistas de sustentabilidade que alcançamos apesar das circunstâncias que estamos vivemos em 2020, mas não podemos e não vamos parar por aqui: consideramos que é nossa responsabilidade continuar causando um forte impacto, desde como operamos até o que entregamos aos nossos clientes”, diz Olivier Blum, diretor de estratégia e sustentabilidade da Schneider Electric.
“Conforme nos aproximamos do fim de nossas metas de 2018-2020 e das definições de novos objetivos para 2021, estamos mais ambiciosos, unindo progresso e sustentabilidade para todos.” Para o executivo, esse momento é crucial para que empresas, governos e comunidades trabalhem em conjunto não apenas para continuar, mas também acelerar seus esforços em rumo à descarbonização.
Os 21 indicadores* da Schneider estão agrupados em cinco megatendências: clima, economia circular, saúde e equidade, ética e desenvolvimento. Mais detalhes sobre os resultados completos do SSI do terceiro trimestre podem ser encontrados aqui. Destaques de 2020:
Aproximadamente 80% da eletricidade é proveniente de fontes renováveis
A Schneider aumentou progressivamente seus já ambiciosos compromissos climáticos ao longo dos anos e, mais recentemente, declarou durante a Climate Week 2020 que se compromete em atingir a neutralidade de carbono até 2040, dez anos antes da meta do Acordo de Paris, que tem como objetivo limitar a temperatura global, que cresceu 1,5 °C em relação ao período pré-industrial.
A empresa está focada no cumprimento de sua meta em obter 80% de sua eletricidade, por meio de fontes de energia renováveis: em 30 de setembro, o percentual era de 65%. Como resultado, o grupo reduziu suas emissões operacionais de CO2 em mais de 250 mil toneladas nos últimos dois anos. Isso contribuiu para que a Schneider fosse declarada recentemente vencedora do prêmio “Climate Group’s First RE100 Leadership”, que reconhece empresas que vão além do proposto para acelerar a transição global em prol de um futuro de energia limpa.
Cerca de 200 das instalações da Schneider no mundo todo enviam hoje em dia quase zero resíduo para aterros sanitários
Uma parte fundamental da visão de sustentabilidade da Schneider é o impulso para uma economia circular. Dentro de suas operações, isso significa alavancar os esforços de redução, reutilização e reciclagem para oferecer maior eficiência aos seus clientes, enquanto diminui a pegada de carbono da empresa.
No fim do terceiro trimestre, a Schneider havia atingido 193 localidades das 200 onde tem lixo zero em aterros sanitários. A nomenclatura “towards zero waste to landfill”, ou TZWL, definida internamente pela empresa, exige que as instalações da Schneider deixem de depositar em aterros sanitários pelo menos 99% de resíduos de metal e 97% de resíduos não metálicos. Além disso, 100% do manuseio de resíduos perigosos de uma instalação devem atender a padrões ambientais rigorosos. Isso significa que a Schneider manteve mais de 350 mil toneladas de resíduos fora dos aterros sanitários em todo o mundo desde 2018.
Taxas de incidentes médicos melhoraram significativamente
A Schneider entregou melhorias contínuas em termos de segurança. Sua Taxa de Incidentes Médicos (MIR) está agora em 0,56 por 1 milhão de horas de trabalho – em comparação a 0,79 no fim de 2019. Isso se deu graças a uma série de atividades implementadas por equipes de segurança em toda a organização. Além disso, a empresa lançou campanhas trimestrais de saúde e segurança para aumentar a comunicação e a conscientização relacionadas à importância da saúde e segurança no local de trabalho.
Trabalho com fornecedores para continuar reforçando suas credenciais sociais e ambientais
A Schneider opera uma das cadeias de abastecimento mais sustentáveis globalmente, conforme medido pela Ecovadis, plataforma de classificação que avalia mais de 50 mil empresas em todo o mundo em relação aos seus desempenhos social e ambiental. A rede de fornecedores estratégicos da Schneider obteve um total de 56,7/00 pela Ecovadis. Isso representa um aumento de 5,6 pontos em relação a 2017, superando sua própria meta de três anos e ultrapassando a média de 43/100 das empresas que compõem o banco de dados da Ecovadis. A Schneider está empenhada em continuar ajudando e aconselhando seus parceiros para ajudá-los a melhorar a pontuação.
Programa de acesso à energia destaca importância de projetos de energia na agricultura
O programa de acesso à energia da Schneider, que visa proporcionar acesso à energia para todos por meio de treinamento, soluções inovadoras e investimentos de impacto, registrou um aumento em seu desempenho no último trimestre, dobrando seu faturamento desde 2017.
A equipe de acesso à energia continua a entregar um trabalho importante, incluindo o lançamento de uma série de eventos digitais que apresentam seus principais parceiros e projetos. Estes webinars proporcionam um fórum para discussão aberta com os responsáveis ​​pelas mudanças nas empresas, que compartilham visão, percepções sobre soluções e recomendações sobre a melhor forma de acelerar o movimento em direção ao acesso universal à energia. O primeiro evento da série aconteceu em 3 de novembro e teve como foco projetos de energia produtiva para a agricultura.
“Nossos resultados extra financeiros do terceiro trimestre mostram que ainda estamos trabalhando duro para alcançarmos nossas metas para 2020. Estamos muito orgulhosos do enorme senso de colaboração e confiança que existe entre nosso ecossistema de parceiros, clientes e comunidades locais em todo o mundo”, diz Gilles Vermot Desroches, vice-presidente sênior de sustentabilidade da Schneider Electric. “Todos esses ótimos resultados, em meio ao que tem sido um cenário muito desafiador, mostram que priorizamos continuamente nossa contribuição para os ODS das Nações Unidas.”
RECONHECIMENTOS E PRÊMIOS
A Schneider está entre o top 100 do Ranking de gerenciamento sustentável do Wall Street Journal, que engloba 5.500 empresas.
A Schneider recebeu o prêmio “2020 Clean Energy Trailblazer”, do Climate Group’s Leadership Awards.
A empresa ficou em 11º lugar no “Top 20 Transparency Awards” na categoria “Melhor progressão” pela agência de comunicação de compliance francesa, Labrador.
*Nota: os indicadores 13 e 20 irão evoluir no quarto trimestre devido a ações específicas, como o treinamento presencial, que não pode ser realizado durante a pandemia. Conforme acordado com auditores externos, uma “regra de três”, que removerá um quarto do cálculo, será aplicada para os resultados anuais apenas para estes dois indicadores.
Os resultados não financeiros do terceiro trimestre de 2020 estão disponíveis em www.schneider-electric.com/sri.
Serviço
www.se.com
 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.