book_icon

RH e tecnologia: nossa fórmula de sobrevivência para a pandemia

Março de 2020 será um mês que nenhum brasileiro esquecerá durante toda a vida. Afinal, todos tiveram uma mudança radical de comportamento, de costumes e, principalmente, de cuidados. E todas as empresas, sem exceções, tiveram que buscar adaptações e novas formas de seguir as atividades que são exercidas.

Para termos uma ideia melhor, o Instituto de Administração (FIA), durante o mês de abril (seguinte ao início de casos no Brasil), apontou que 46% das empresas foram para o regime de home office, mudando a maneira de trabalhar. Outro dado que complementa a pesquisa e, agora, mais específico em tecnologia, foi o levantamento da IT Mídia, que apontou a ida de 130 empresas (em pesquisa com mais de 300) de tecnologia para o modelo remoto.

Uma dessas companhias foi a Eventials. Decidimos por mudanças logo no início da pandemia porque a integridade dos nossos colaboradores é, sem dúvidas, o bem mais importante da companhia e, para isso, estudamos e seguimos os modelos que foram feitos em outros países que sofreram com o início da pandemia antes do Brasil.

Com isso, em poucas semanas, saímos de 100% do time presencial em São Paulo para o modelo de home office. Claro que, por sermos uma empresa de tecnologia, conseguimos driblar o desafio rapidamente, já que nossos dados e sistemas estavam todos na Nuvem. Foi muito gratificante sabermos que seguimos as boas práticas do mercado e com a velocidade necessária, sem impactos para nosso time e nossos clientes. Além disso, fornecemos ajuda de custo e estrutura para todos nossos colaboradores, como suportes e cadeiras.

Após conseguirmos essa organização, começamos a olhar para outras áreas na empresa. Reduzimos nosso escritório físico em 50%, mudamos o modelo de gestão e as iniciativas de engajamento. Mas, o ponto de extrema importância e que está sendo um aprendizado diário, foi a abertura de vagas para todo o Brasil, algo que não era possível antes desse processo.

Se, antes da pandemia, nossos funcionários eram majoritariamente de São Paulo, agora temos colaboradores espalhados pelos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais. Para isso, mudamos nosso processo de onboarding, contratações e a imersão para novos funcionários.

Ainda estamos vivendo este período tão difícil e que, infelizmente, não tem data para acabar. Mas, para passarmos com mais tranquilidade, continuaremos ampliando nosso modelo de trabalho, permitindo que os colaboradores escolham o que melhor se encaixa na rotina de cada um e, principalmente, que os cuidados continuem sendo tomados.

Por Charles Bichalho, Gerente de Operações da Eventials

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.