Em uma conversa com profissionais do nosso mercado, me questionaram: Quais seriam os pilares que sustentam um grande projeto de Transformação Digital?
A Transformação Digital é um processo tecnológico e cultural. Não é apenas transformar tudo que é monolítico em escalável, por meio de sistemas computacionais. É importante lembrar que temos que mudar o mindset para sempre pensar em negócios escaláveis.
Na jornada de Transformação Digital, me “agarro” a três grandes pilares – Primeiro: envolvimento do cliente e relacionamento com o cliente, ou seja, aquele que é impactado com a mudança; Segundo: uma equipe engajada e empoderada, transforma as ideias em resultados e, por último, processos bem definidos.
Sobre cada um deles, mais detalhadamente:
Envolvimento do cliente final e Relacionamento com o Cliente
Aqui uma das chaves do sucesso e da disrupção de toda Transformação Digital, afinal, se está digitalizando a empresa, espera-se obter mais produtividade, bem estar, redução de custos, aumento nas receitas, melhora na experiência do usuário, etc. Então, o envolvimento dos clientes (entenda cliente por quem usa um produto ou serviço), é fundamental, pois, na maioria das vezes, o que o cliente espera, não é aquilo que realmente pensamos em oferecer. Esse processo é delicado – extrair do cliente as informações necessárias – Ele é complexo e exige uma metodologia bem definida, profissionais engajados e treinados. E é neste momento entra que o segundo pilar.
Equipe engajada: Empoderamento de colaboradores
Uma equipe com um bom direcionamento e objetivo claro já é mais produtiva. A medida que se “tempera” com empoderamento, ou seja, as pessoas tomam e são responsáveis pelas suas decisões. Não é necessário passar por toda uma cadeia de aprovação burocrática, além de agilidade, ganha-se em engajamento.
Processos bem definidos: otimização da operação
Antes de qualquer coisa: processos bem definidos não significam processos “engessados”, que não estejam sujeitos a mudanças, mas sim, que podem adaptar-se rapidamente. O processo de compreensão do problema até a implantação da solução, deve ser gerenciado, medido e melhorado, afinal, no mundo atual, os negócios mudam de forma muito rápida, sendo necessária a adaptação e a manutenção de um roadmap de melhoras. Assim, sempre se está à frente do mercado, entendendo cada dia mais o cliente.
Atualmente, existem milhares de modelos que se pode seguir para ter um processo eficaz. Não há um modelo melhor que o outro. O melhor processo é aquele que entrega resultado para o cliente, o cliente do cliente e as pessoas que participam do processo.
Processos também devem possuir indicadores para que seja possível entender se está ou não indo na direção certa. Não se limitem a usar um único modelo para a definição de processos. A maioria das empresas tem a sua metodologia própria – um conjunto de processos adotado para melhorar a performance do negócio.
Toda empresa deve se preparar para transformar seus negócios. Afinal, é isso que irá reger o dia a dia, seja você, em momento consumidor, seja você, em momento fornecedor.
O futuro bate à porta.
Por Rodrigo Bizarro, diretor de Tecnologia e Inovação da ART IT
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