A Transformação Digital se tornou em uma aposta das organizações para criar ou manter uma vantagem competitiva duradoura, e nesse processo, tecnologias como a Nuvem híbrida, Inteligência Artificial, Internet das Coisas, segurança de informação ou blockchain são um diferencial. No entanto, para realmente habilitar a transformação dos negócios, é necessário adotar uma cultura de inovação com um enfoque de ponta a ponta.
Um estudo da Forrester descobriu que os clientes que adotaram a abordagem de IBM Garage conseguiram gerar 10 vezes mais ideias inovadoras, levando-as à produção seis vezes mais rápido e ao mercado 67% mais rápido, obtendo 102% de retorno de investimento (ROI). Além disso, o estudo destaca cinco chaves que as empresas podem aplicar para acelerar suas transições rumo a inovação em escala, implementando metodologias de Garage:
1. Iniciar uma conversa sobre tecnologia
A conversa funciona quando se centra nos clientes, na inovação e nos resultados. Desta maneira, a tecnologia habilita a inovação com ênfase em suas capacidades e segurança, mas com a mente aberta para novas estratégias de teste e aprendizado, outros investimentos e diferentes tipos de fornecedores..
2. Utilizar os indicadores de negócio para eliminar os silos
Usar resultados reais para incentivar e reconhecer as a pessoas e as equipes de trabalho. A busca de melhorias nas métricas gera união entre as pessoas e departamentos para resolver os desafios. Trabalhar por um propósito comum, usando metodologias ágeis, é chave para o sucesso da inovação empresarial.
3. Definir como ponto de referência a experiência do cliente
Há uma razão pela qual a experiência do cliente deve ser seu principal pilar: clientes felizes compram mais, permanecem mais tempo e se tornam em seus embaixadores. Somar o conhecimento do time responsável pela experiência do cliente ao processo de inovação desde o começo, manterá a equipe focada na direção correta.
4. Aproveitar o poder da nuvem híbrida
As empresas têm em média entre 6-15 fornecedores de nuvem. A Nuvem híbrida é uma realidade em qualquer empresa que busca aproveitar ao máximo sua experiência, seus sistemas existentes e deseja combiná-los com novas aplicações, tecnologias e serviços. Os enfoques de agilidade e inovação dos fornecedores de nuvem são uma fonte poderosa para a construção de novos negócios.
5. Incluir o ‘design thinking’ em cada passo da transformação
Sim, o design thinking é uma técnica importante para encontrar as necessidades e ideias que melhoram os produtos e as experiências dos clientes. Mas também é uma técnica poderosa para transformar as experiências dos funcionários, os processos de negócio e as relações com os parceiros.
Na IBM, ajudamos as empresas a acelerar seus processos de transformação e inovação, co-criando com equipes multidisciplinares através da IBM Garage, uma metodologia baseada em uma intensa colaboração que combina práticas ágeis com foco nas pessoas e no resultado desejado, para passar rapidamente das ideias à implementação.
Na América Latina, clientes como Conta Zap, CCAB, Elaw e Grupo Planetun transformaram seus negócios com a IBM, usando a metodologia IBM Garage.
Quando a inovação e a transformação se unem, os clientes podem se beneficiar de uma cultura de inovação e uma rápida adoção de novas tecnologias em questão de poucos trimestres, garantindo assim uma transformação real e duradoura.
Por Carla Coelho, vice-presidente de IBM Digital Sales para a América Latina
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