book_icon

Choveu novidades no megaevento da AWS

AWS re: Invent é palco de uma série de novidades de serviços em Nuvem que vão impactar as empresas e o mercado
Choveu novidades no megaevento da AWS

aplicações em nuvemO evento AWS re: Invent começou oficialmente na segunda-feira (30/11). Nesse mesmo dia e na manhã seguinte foram anunciadas algumas novidades, como um serviço para plataforma Apple e um acordo com a BlackBerry para carros conectados. Era apenas um esquenta. No início da tarde de ontem (1/12) no Brasil, manhã ainda em Seattle (EUA), onde fica a sede da AWS, ocorreu a aguardada palestra do anfitrião, Andy Jassy, CEO da empresa. Durou horas e ele parecia uma metralhadora giratória lançando novidades a um público invisível – a cada anúncio, se ouvia salvas de palmas e assovios, mas não se via ninguém no local, o que é compreensível com a pandemia. O evento termina só no dia 18 deste mês, tempo suficiente para os desenvolvedores digerirem tanta novidade.
Como parte da estratégia de armazenamento e atualizações de banco de dados, Jassy anunciou o novo AWS Glue Elastic Views, serviço que gerencia armazenamentos de dados e os mantém atualizados automaticamente. Também foi anunciada uma série de ferramentas de migração de banco de dados. “As pessoas realmente querem migrar de bancos de dados proprietários. Todos os bancos de dados estão sendo reinventados”, disse Jassy. “Se você tem dados em volumes de gigabytes ou terabytes, pode se safar com um banco de dados relacional. Depois de chegar aos petabytes e exabytes, é muito complicado fazer isso”, alertou.

As novas instâncias G4ad apresentam GPUs e CPUs AMD para oferecer o menor custo para aplicativos gráficos intensivos, proporcionando preço até 45% melhor em comparação com as instâncias G4dn baseadas em GPU Nvidia

Outra novidade apresentada pelo executivo foi o SageMaker Data Wrangler, que prepara dados para aprendizado de máquina (Machine Learning) a partir de armazenamentos de dados na AWS ou por meio de terceiros.
Andy Jassy também anunciou o DevOps Guru, uma ferramenta para equipes de DevOps, que ajuda a encontrar problemas que podem ter um impacto no desempenho de um aplicativo, similar ao CodeGuru, o serviço lançado ano passado para identificar problemas código de programação antes de implementá-lo. “O Amazon DevOps Guru é um novo serviço que usa Machine Learning para identificar problemas operacionais muito antes de impactarem os clientes”, disse Jassy. “Ele coleta e analisa dados de métricas de aplicativos, logs e eventos para identificar o comportamento que se desvia dos padrões operacionais normais”, explicou. Quando encontra um problema, o serviço envia uma mensagem por SMS ou outro serviço para a equipe e fornecer recomendações sobre como resolver o problema o mais rápido possível.
Portfólio ampliado
AWS também anunciou no evento cinco novas instâncias (servidores virtuais) Amazon Elastic Compute Cloud (Amazon EC2), dois novos fatores de forma AWS Outposts e três novas zonas locais da AWS, que estendem sua liderança na oferta de portfólio para computação em Nuvem.
A empresa afirma que já tem mais tipos de instância de computação do que qualquer outro provedor. Ela oferece instâncias baseadas nos processadores mais rápidos da Intel, de custo otimizado com processadores AMD, outras com GPUs mais poderosas da Nvidia, que apresentam desempenho de rede de até 400 Gbps, e as únicas instâncias do mercado baseadas em processadores Arm, que oferecem aos clientes preço 40% melhor com processadores AWS Graviton2.
O AWS Outposts é único no setor, pois permite que os clientes que desejam executar a AWS no local o façam com as mesmas APIs (Application Programming Interfaces), ferramentas e hardware que usam para executar a AWS em suas regiões. A AWS Local Zones oferece aos clientes que precisam de infraestrutura de baixa latência nas principais áreas metropolitanas, mas não desejam provisionar ou manter o espaço do data center nessas localidades.
Segundo a empresa, as novas instâncias C6gn baseadas em AWS Graviton2 e baseadas em Arm oferecem desempenho de rede de 100 Gbps (4 vezes maior que C6g) e largura de banda EBS de 38 Gbps (2 vezes maior que C6g) para cargas de trabalho de computação intensiva. Eles também oferecem preço 40% menor em comparação com instâncias baseadas em x86 otimizadas para rede da geração atual. Hoje, os clientes usam instâncias otimizadas de rede AWS (por exemplo, C5n, M5n, R5n) para uma variedade de cargas de trabalho intensivas de rede, como firewall, roteador e dispositivos de balanceamento de carga, transcodificação de vídeo e análises que podem aproveitar a alta taxa de transferência e pacote de rede avaliar o desempenho.
No entanto, como essas instâncias têm um limite na taxa máxima de pacotes, alguns clientes precisam provisionar recursos de computação para direcionar maior poder de processamento de pacotes para atingir a taxa de transferência de rede desejada. As instâncias C6gn fornecem o melhor desempenho de processamento de pacotes em EC2, permitindo que os clientes migrem para C6gn e consolidem suas cargas de trabalho em menos instâncias ou tamanhos de instância menores e reduzam os custos de infraestrutura.
Mais opções
As novas instâncias de GPU com tecnologia AMD oferecem, segundo a empresa, a melhor oferta de preço para aplicativos com uso intensivo de gráficos na Nuvem. Hoje, os clientes usam instâncias G4dn com GPUs Nvidia e CPUs Intel personalizadas para aplicativos gráficos intensos, como estações de trabalho gráficas remotas, infraestrutura de desktop virtual (VDI), transcodificação de vídeo, design foto-realista e streaming de jogos. As novas instâncias G4ad apresentam GPUs e CPUs AMD para oferecer o menor custo para aplicativos gráficos intensivos, proporcionando preço até 45% melhor em comparação com as instâncias G4dn baseadas em GPU Nvidia.
As instâncias G4ad apresentam as mais recentes GPUs AMD Radeon Pro V520 e processadores AMD EPYC de 2ª geração e oferecem até 2,4 TB de armazenamento NVMe local para acesso rápido aos dados. Isso permite que os clientes criem com eficiência conteúdo 3D realista e de alta resolução para filmes, jogos e experiências de Realidade Virtual e Realidade Aumentada.
Baseadas em processadores Intel, as novas instâncias M5zn apresentam o mais alto desempenho de thread único (para aplicativos que executam uma série de tarefas individuais sequencialmente) do Intel Xeon escalável (Cascade Lake). Hoje, os clientes usam as instâncias EC2 z1d quando precisam de uma CPU de alta frequência (para executar tarefas de thread único mais rapidamente e executar mais trabalhos por núcleo) e armazenamento local de baixa latência para cargas de trabalho. Embora muitos clientes se beneficiem do alto desempenho de computação das instâncias z1d, eles nem sempre utilizam totalmente a memória disponível e o armazenamento local, o que resulta em grande provisionamento de computação e aumenta os custos de infraestrutura.
Serviço
aws.amazon.com
 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.