book_icon

AWS e BlackBerry firmam parceria para carro conectado

A plataforma BlcackBerry IVY permite acessar e processar informações geradas pelos sensores, aprimorando a experiência de motoristas e passageiros
AWS e BlackBerry firmam parceria para carro conectado

nuvem híbridaA Amazon Web Services (AWS) e a BlackBerry, desenvolvedora de software e serviços de segurança inteligente, anunciaram nesta terça-feira (1/12) no evento AWS re: Invent, um acordo global para desenvolver e comercializar o BlackBerry IVY (Intelligent Vehicle Data Platform), uma plataforma de software escalonável e conectada à Nuvem, que permitirá aos fabricantes de automóveis fornecer uma maneira consistente e segura de ler os dados do sensor do veículo, normalizá-los e criar insights acionáveis a partir desses dados, tanto localmente no veículo, quanto na Nuvem. Os fabricantes de automóveis podem usar essas informações para criar serviços responsivos no veículo, que aprimoram as experiências do motorista e do passageiro.
Carros e caminhões modernos são construídos com milhares de peças de muitos fornecedores diferentes, com cada modelo de veículo compreendendo um conjunto exclusivo de componentes de hardware e software proprietários. Esses componentes, que incluem uma variedade crescente de sensores de veículos, produzem dados em formatos exclusivos e especializados. As habilidades altamente específicas necessárias para interagir com esses dados, bem como os desafios de acessá-los a partir de subsistemas de veículos independentes, limitam as habilidades dos desenvolvedores de inovar rapidamente e trazer novas soluções para o mercado. O BlackBerry IVY resolverá esses desafios, utilizando Machine Learning (ML) a esses dados para gerar insights e inferências preditivas, possibilitando aos fabricantes de automóveis oferecer experiências no veículo altamente personalizadas.

O BlackBerry IVY ainda permitirá que os fabricantes de automóveis desenvolvam e monetizem aplicativos e serviços conectados  

O produto oferecerá suporte a vários sistemas operacionais de veículos e implantações em várias Nuvens para garantir a compatibilidade entre modelos e marcas. Será baseado no BlackBerry QNX para visualizar e normalizar dados de automóveis e o amplo portfólio de serviços da AWS, incluindo recursos para IoT e ML. O BlackBerry IVY será executado dentro dos sistemas embarcados de um veículo, mas será gerenciado e configurado remotamente a partir da Nuvem. Como resultado, as montadoras terão maior visibilidade dos dados do veículo, controle sobre quem pode acessá-los e recursos de computação de ponta para otimizar a rapidez e eficiência com que os dados são processados. As montadoras serão capazes de fornecer novos recursos, funcionalidade e desempenho aos clientes durante a vida útil de seus veículos conectados à Nuvem, bem como desbloquear novos fluxos de receita e modelos de negócios baseados em dados de veículos.
Por exemplo, o BlackBerry IVY pode aproveitar os dados do veículo para reconhecer o comportamento do motorista e condições perigosas, como estradas congeladas ou tráfego pesado, e então recomendar que o motorista habilite os recursos de segurança do veículo, como controle de tração, assistência de manutenção de faixa ou controle de cruzeiro adaptativo. O sistema poderia então fornecer aos fabricantes de automóveis feedback sobre como e quando esses recursos de segurança são usados, permitindo que façam investimentos direcionados para melhorar o desempenho do veículo.
Além disso, os motoristas de veículos elétricos podem optar por compartilhar as informações da bateria de seus carros com redes de carregamento de terceiros para reservar proativamente um conector de carregamento e ajustar o tempo de carregamento de acordo com a localização atual do motorista e seus planos de viagem.
O BlackBerry IVY ainda permitirá que os fabricantes de automóveis desenvolvam e monetizem aplicativos e serviços conectados. Em vez de investir em soluções únicas que estejam em conformidade com a engenharia exclusiva de diferentes modelos de veículos (como fazem hoje), as montadoras poderão alavancar diferentes tipos de dados como blocos de construção comuns para novos serviços que podem funcionar em uma variedade de modelos.
Os fabricantes de automóveis poderão usar as interfaces de programação de aplicativos (APIs) da plataforma para compartilhar dados e resultados com suas equipes de desenvolvimento de software, dando-lhes a capacidade de inovar e, ao mesmo tempo, proteger a privacidade e a segurança do cliente, controlando quem pode acessar os dados do veículo e do aplicativo que nível de detalhe.
Serviço
aws.amazon.com
 

Amazon

Automóvel

AWS

BlackBerry

IVY

Nuvem

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | PRÊMIO A ESCOLHA DO LEITOR

As indicações do usuário

Leia nessa edição sobre carreira

CÓDIGO ABERTO

Kubernetes rumo à Nuvem

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

LEGISLAÇÃO

Importações desafiam as empresas

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

COMUNICAÇÕES

5G: Será que agora vai?

Outubro | 2021 | #51 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento