book_icon

Computação em Nuvem Cognitiva, a próxima fronteira

A tecnologia ainda é cara e restrita a grandes corporações, mas o mercado deve crescer 10 vezes até 2027
Computação em Nuvem Cognitiva, a próxima fronteira

De acordo com um novo estudo da Research Dive, o mercado global de Computação em Nuvem Cognitiva (CNC) atingirá US$ 108,78 bilhões em 2027, a um CAGR (taxa de crescimento anual composta) de 31,3%. Em 2019, este mercado movimentou US$ 11,5 bilhões, com a região da América do Norte registrando a maior participação, o que deverá se manter no período estimado. Ásia-Pacífico deve crescer a uma taxa notável durante o tempo de previsão.
Segundo o estudo, a pandemia de Covid-19 teve um impacto positivo no mercado global de CNC em 2020. Esse crescimento foi devido à crescente importância da técnica de Processamento de Linguagem Natural (PLN) nas organizações de saúde e farmacêuticas para apoiar os profissionais de saúde e cientistas durante a pandemia. Esta técnica de PLN é a abordagem mais avançada para melhor monitoramento e atendimento ao paciente. Além disso, a técnica é um processo automatizado e permite que os médicos gerenciem e monitorem com mais eficiência a população de pacientes, encontrando sintomas relacionados ao vírus em tempo real. Este aspecto aumentou a demanda por PLN e está impactando diretamente a demanda de modelos de CNC em sistemas de saúde.

O alto custo de implementação das plataformas de Computação em Nuvem Cognitiva está restringindo a adoção nas pequenas e médias empresas

A Computação em Nuvem Cognitiva é a utilização de técnicas computadorizadas que usam disciplinas científicas de processamento de sinais e Inteligência Artificial (IA) para ajudar os humanos em situações críticas, em que os resultados podem ser incertos e ambíguos. Ele pode sintetizar informações ou dados de várias fontes, como mineração de dados, PLN e reconhecimento de padrões para sugerir as abordagens mais adequadas nas operações de negócios.
Devido a esses benefícios, espera-se que o aumento da adoção de modelos de CNC por vários setores verticais, como serviços financeiros, saúde, varejo e outros para revolucionar suas operações de negócios e impulsionar o crescimento do mercado nos anos previstos. Por exemplo, no setor de saúde, essa tecnologia com IA está sendo usada em oncologia para encontrar o procedimento mais adequado para o desenvolvimento de medicamentos, com base nas necessidades do paciente. Além disso, estima-se que a crescente implementação do modelo de CNC no setor de OTT (Over the Top), para entrega de conteúdo baseado em vídeo de alta qualidade, com baixa latência, na forma de filmes e séries da Web, impulsione o crescimento do mercado no tempo de análise.
O surgimento de ferramentas inovadoras e plataformas de interação nos modelos de CNC deve criar oportunidades lucrativas para o crescimento do mercado nos próximos anos, afirma o relatório. Por exemplo, o chatbot é um robô humanoide que utiliza tecnologias de Machine Learning (ML), IA e PLN para simular conversas e atividades humanas, fornecendo serviços mais rápidos e com mais precisão. Atualmente, estima-se que a crescente implantação de incorporação de chatbots com tecnologias de Computação Cognitiva no setor de saúde para combater a Covid-19, rastreando e monitorando pacientes, favoreça o crescimento do mercado nos próximos anos.
Porém, diz o estudo, o alto custo de implementação das plataformas de Computação em Nuvem Cognitiva está restringindo a adoção nas pequenas e médias empresas, o que deve limitar o crescimento do mercado nos anos previstos. Além disso, os principais players ainda enfrentam dificuldades com o desenvolvimento de plataformas de software, o que deverá prejudicar ainda mais o crescimento do mercado no curto prazo.
Serviço
www.researchdive.com
 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.