book_icon

Grupo Rio Vermelho reduz 30% do tempo no processo logístico com WMS da onBlox

Atacadista distribuidor substitui processos logísticos manuais por ferramenta de gerenciamento de armazéns
Grupo Rio Vermelho reduz 30% do tempo no processo logístico com WMS da onBlox

O Grupo Rio Vermelho é considerado um dos dez maiores atacadistas distribuidores do Brasil, contando com 22 mil clientes em seis Estados. Diante da alta demanda e dinamicidade do dia a dia, o Grupo sentiu a necessidade de otimizar seus processos logísticos para reduzir os erros e o tempo de execução das atividades.
Para apoiar este gerenciamento, o Rio Vermelho adotou o Warehouse Management System, WMS, da onBlox, empresa do Grupo Máxima que atende toda a cadeia de abastecimento brasileira e é responsável por automatizar e controlar os processos logísticos, da expedição à entrega.

A qualquer momento é possível saber como está o Centro de Distribuição e sua ocupação, o que tem de ociosidade e quais produtos estão próximos do vencimento
A escolha se deu em razão da proposta diferenciada do onBlox, que disponibiliza uma plataforma para ser implementada em fases. Isso possibilitou que o Grupo Rio Vermelho adquirisse cada parte da solução de acordo com as suas necessidades. O controller da Rio Vermelho, Luciano Teles, explica que além dessa vantagem, a solução WMS da onBlox é disponibilizada na Nuvem, livrando a operação de manter uma infraestrutura interna dedicada para rodar o software.
Antes da adoção do WMS, o atacadista realizava os processos logísticos manualmente. A separação dos produtos era feita sem automatização, com a emissão de um relatório impresso. Atualmente, isso é executado com celulares, otimizando toda a atividade com a funcionalidade de voice picking dentro da própria aplicação da onBlox, que executa a separação de mercadorias por comando de voz, permitindo maior ganho de tempo e redução de erros durante a etapa logística.
Outra mudança promovida pela solução da onBlox envolve a entrada das mercadorias no Centro de Distribuição. Sem um software logístico, a conferência dos produtos era realizada no momento da entrada no box. Com o WMS, isso já pode ser feito de maneira otimizada, ou seja, os itens podem ser recebidos e armazenados na mesma etapa, o que permite rastrear o processo e evitar a divergências de produtos.
Por conta da facilidade atribuída à etapa de recebimento das mercadorias, que passou a realizar duas fases em um só momento, o Grupo Rio Vermelho conseguiu reduzir os gastos com papel. Além disso, outra mudança foi a redução da equipe de recebimento, sendo necessário apenas 50% do time após os novos procedimentos, direcionando as pessoas para atividades mais estratégicas. Outro benefício está no ganho de confiabilidade e agilidade nos processos, que resultou no corte de cerca de 30% do tempo de execução das atividades.
Em um mercado competitivo, ter acesso à informação de maneira rápida é essencial para traçar novas estratégias. Teles afirma que, dentre os ganhos com a ferramenta, um dos mais importantes está relacionado ao acesso dos dados. “Um gestor consegue enxergar a operação e os problemas em tempo real, além de obter indicadores de performance da equipe. A qualquer momento é possível saber como está o Centro de Distribuição e sua ocupação, o que tem de ociosidade e quais produtos estão próximos do vencimento, por exemplo”, explica o controller.
O propósito da onBlox é facilitar a logística das empresas, que é a etapa responsável pelos gastos mais elevados para uma companhia. Com as soluções implementadas em blocos, é possível adquirir a ferramenta a partir da necessidade individual de cada negócio. “A adoção de um software logístico aprimora as estratégias, que se tornam mais assertivas, melhorando a produtividade da equipe, reduzindo custos e erros”, explica Fabrício Santos, diretor executivo da onBlox e especialista em logística há 20 anos.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.