Com o desafio de promover estudos científicos que auxiliem na busca por medicamentos que ajudem a conter o avanço da Covid-19, instituições farmacêuticas e de saúde têm recorrido à tecnologia de análise de dados para inovar e transformar digitalmente processos de pesquisas clínicas. O SAS, empresa global que atua com soluções em Analytics, tem atuado em conjunto com essas organizações para acelerar e modernizar os projetos de testes com o objetivo de fornecer novos tratamentos, assim como na pesquisa de vacinas contra o novo Coronavírus.
Para apoiar a modernização dos ensaios clínicos, o SAS está oferecendo sua solução Life Science Analytics Framework, que ajuda a transformar dados em percepções para a comunidade científica, a fim de propiciar tratamentos mais eficientes e mais seguros para os pacientes. Tudo garantindo mais rapidez mesmo em um ambiente altamente regulamentado. “O desenvolvimento clínico está em um ponto de inflexão, com o desenvolvimento acelerado de novos tratamentos terapêuticos e vacinas para a Covid-19, somado a um movimento em direção a triagens clínicas híbridas e virtualmente descentralizadas”, ressalta Mark Lambrecht, diretor global de Prática de Saúde e Ciências da Vida do SAS.
Exemplo disso tem sido aplicado pela Ferring, grupo biofarmacêutico suíço, que selecionou o SAS como parceiro de análise estratégica de longo prazo para apoiar sua missão. O SAS vem ajudando a Ferring a fornecer soluções de saúde personalizadas e a otimizar os resultados da saúde, integrando produtos farmacêuticos com diagnósticos, dados, dispositivos, educação e serviços de suporte.
Nos Estados Unidos, pesquisadores da área de saúde e agências regulatórias como a agência estadunidense de Administração de Alimentos e Medicamentos, FDA, em inglês, precisam de uma visão mais abrangente dos pacientes para tomar decisões seguras sobre cuidados de saúde, aprovações de medicamentos e políticas relacionadas. Mas os dados de ensaios clínicos, registros eletrônicos de saúde, dados de reclamações e relatórios de eventos adversos são apenas uma fotografia momentânea do estado dos pacientes.
Para fornecer valor real, é necessário um perfil holístico do paciente construído com dados reais — ou observacionais coletados adicionalmente aos ensaios clínicos controlados — de modo a obter maior efeito sobre a saúde e o bem-estar, além de avaliar a segurança e a eficácia de novos medicamentos e equipamentos médicos. Por isso, o SAS está lançando no fim deste mês uma solução conhecida como SAS Health, que permitirá uma visão simplificada do panorama de dados de saúde dos pacientes, integrando dados reais e detectando e visualizando eventos clínicos.
“A pandemia da Covid-19 ressignificou o valor dos dados do mundo real em uma extensão sem precedentes”, afirma o analista de pesquisa sênior da IDC Nino Giguashvili. “No futuro, os dados do mundo real se tornarão uma fonte indispensável de evidências para balizar decisões regulatórias sobre diagnósticos, vacinas e tratamentos, além das emergências de saúde pública.”
O diretor global de Prática de Saúde e Ciências da Vida do SAS ressalta que a companhia é o único fornecedor com essa experiência a oferecer soluções abrangentes para o desenvolvimento clínico e a análise de dados observacionais do mundo real. Isso inclui gerenciamento de dados, rastreabilidade e necessidades regulatórias. “Com essas soluções atualizadas, nos baseamos em décadas de nossa experiência no setor para fornecer recursos ainda mais abrangentes para gerenciar, analisar e visualizar diversos tipos de dados de pacientes em todo o espectro de desenvolvimento de medicamentos”, observa Lambrecht.
Serviço
www.sas.com/br
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo