book_icon

Equinix anuncia solução para tornar as redes mais ágeis e escaláveis

Com a combinação entre SDN e NFV, as operadoras e empresas poderão expandir suas capacidades de conexão global em minutos
Equinix anuncia solução para tornar as redes mais ágeis e escaláveis

Para atender à demanda crescente da economia digital por redes mais ágeis e capazes de suportar o aumento exponencial de dispositivos conectados, a Equinix, empresa global de infraestrutura digital, anuncia na Futurecom Digital Week que está trazendo para o Brasil uma solução escalável, econômica e ágil, que permitirá às operadoras de Telecom e organizações em geral expandir sua capacidade de tráfego de dados, conectar-se a novos parceiros e atingir novos mercados em minutos.

Por meio da interconexão habilitada para Redes Definidas por Software – SDN, disponível no Equinix FabricTM –  já oferecida em 46 mercados, incluindo os data centers do Rio de Janeiro e São Paulo – e a Virtualização de Funções de Rede – NFV que será viabilizada futuramente pelo Network Edge, as empresas poderão ter alcance global, flexível e sob demanda a múltiplas Clouds, provedores de rede e parceiros de negócios por meio de uma única conexão, e conectar seu ecossistema de fornecedores digitais na Equinix, dispensando uma infraestrutura física de data center ou de hardware.

Uma operadora, por exemplo, pode aumentar o link em determinado local sob demanda, em poucos minutos, acessando o portal do Equinix FabricTM

As necessidades das aplicações estão mudando e exigem mais largura de banda, menor latência e disponibilidade ininterrupta. Para responder a este novo cenário, as operadoras de Telecom precisam fazer o upgrade da sua infraestrutura, transformar a prestação de serviços e viabilizar novos produtos na Digital Edge, mais próximo dos usuários. Entre as soluções implementadas nos últimos anos estão a SDN e a NFV. A medida contribui para a racionalização da WAN com uma estratégia de Edge distribuída mais eficiente, aproximando-se mais do usuário e tendo o objetivo de simplificar, virtualizar a infraestrutura e reduzir o Capex, além melhorar o desempenho da rede.

“Estamos liderando uma tendência mundial de automatização dos principais elementos da infraestrutura da rede por meio de tecnologias NFV, SDN e SD-WAN, tornada ainda mais urgente com a pandemia de Covid-19. Uma operadora, por exemplo, pode aumentar o link em determinado local sob demanda, em poucos minutos, acessando o portal do Equinix FabricTM”, esclarece Eduardo Carvalho, presidente da Equinix no Brasil.

Por meio destas soluções é possível chegar a dezenas de mercados globais com flexibilidade e custos reduzidos, inclusive para atender a demandas esporádicas, como a realização de um evento. “Outro ponto de destaque em uma estratégia de rede consistente é participar de múltiplos Internet Exchange (pontos de troca de tráfego), eliminando o risco de indisponibilidade”, completa.

Segundo a consultoria IDC, as arquiteturas definidas por software separam a plataforma de hardware subjacente do comando de infraestrutura, configuração, dimensionamento e controles de software de segurança. Com isso, há consistência na operação do hardware independentemente do fornecedor, e o cliente pode alocar recursos, dimensionar o uso e escalar conforme a necessidade 1.

Velocidade de interconexão em alta
A pressão das empresas por menos lacunas digitais na Borda deverá se manter intensa nos próximos anos. Espera-se um aumento de cinco vezes da velocidade de interconexão dos provedores de serviços digitais, como operadoras, prestadores de serviços de Cloud e TI e conteúdo digital, até 2023, segundo o Global Interconnection Index – GXI, Volume 4. O GXI é um estudo de mercado global publicado anualmente pela Equinix que analisa o perfil de implantação de milhares de participantes globais do ecossistema de provedores de data center terceirizado carrier-neutral.

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.