book_icon

Investir no consumo local pode ser alternativa para tirar o brasileiro da crise

Apesar de ser um tema que vem ganhando cada vez mais espaço desde o início da pandemia, a economia local nem sempre foi um assunto muito debatido. Mas a realidade é que essa forma de consumir é extremamente importante e pode, literalmente, ajudar o Brasil a superar a crise.
O movimento do consumo dentro da própria vizinhança gera mais sustentabilidade e mais oportunidades de negócios em um bairro ou região. Com isso, nascem mais vagas de empregos, já que quanto mais o comércio vender, maior será a demanda de novos colaboradores, assim como as oportunidades para quem deseja começar a empreender. É um “efeito dominó” do bem.
Como exemplo, podemos ilustrar da seguinte forma: se você abrir uma pequena empresa, comprar de fornecedores locais, ter clientes na vizinhança e abrir vagas de emprego – que serão preenchidas por pessoas da região -, sem dúvida nenhuma estará ajudando aquele pequeno universo a ter uma vida economicamente ativa, além do seu negócio também ser beneficiado. Com o comércio local movimentado, todo mundo cresce junto.
Os benefícios de uma economia aquecida são inúmeros. O primeiro deles é o aumento da arrecadação de imposto de determinado município, por meio do consumo local, o que resulta em uma cidade com mais recursos para investir em segurança, urbanização e infraestrutura.
A segunda razão é a valorização dos produtores da região. Você já ouviu falar de locavorismo? O costume que já virou tendência em países como os Estados Unidos vem ganhando força no Brasil. A ideia é consumir, preferencialmente, alimentos produzidos próximo ao lugar onde se vive. Um exemplo são os mercadinhos de agricultores, feiras locais, marmitas vendidas na região e até mesmo hortas comunitárias. Além de ajudar esses pequenos empresários, estará economizando e consumindo alimentos mais frescos e saudáveis.
O incentivo à sustentabilidade é o terceiro motivo para investir no consumo local. Comprando localmente é possível produzir menos lixo e usar menos recursos naturais, com a redução do combustível para transportar mercadorias de longas distâncias ou a utilização de menos adubos químicos, no caso de consumir alimentos produzidos por pequenos agricultores locais.
Por último, mas não menos importante, quanto mais a economia da sua cidade estiver aquecida, mais existirá concorrência, o que permitirá um esforço maior das empresas para melhorar a qualidade da produção e o fornecimento de seus produtos e serviços. Isso estimula uma competição saudável que resultará em crescimento para todos.
Tenha certeza que uma economia local aquecida significa uma comunidade forte e isso torna um País mais poderoso. Desenvolver o consumo local pode ser trabalhoso e levar tempo, mas se todos batalharem juntos, crescerão juntos: fornecedores, comerciantes e consumidores.
É como diz o provérbio português: o sol nasce para todos. É exatamente isso que acontece quando você resolve consumir, cada dia mais, dentro da sua vizinhança.
Por Carlos Ávila, fundador do MeuVizinho.me

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.