book_icon

Finlândia terá supercomputador da HPE

Contrato firmado com consórcio europeu prevê que a máquina, com desempenho de 550 petaflops, esteja operacional em meados de 2021
Finlândia terá supercomputador da HPE

A Hewlett Packard Enterprise (HPE) anunciou hoje (21/10) um contrato de mais de US$ 160 milhões com a European High Performance Computing Joint Undertaking (EuroHPC JU) para construir um dos supercomputadores mais rápidos do mundo, que será instalado na Finlândia. O novo supercomputador, batizado de Lumi, ajudará pesquisadores europeus e organizações públicas e privadas a avançarem significativamente em P&D e impulsionar a inovação em áreas como saúde, previsão do tempo e produtos habilitados para IA. A previsão é de que o novo sistema estará disponível em meados de 2021.
O Lumi é classificado como um sistema pré-exascale, que terá um desempenho máximo teórico de mais de 550 petaflops, o que é equivalente ao desempenho de 1,5 milhão de PCs combinados. Além disso, por meio de sua colaboração com a EuroHPC JU, a HPE está expandindo os recursos de supercomputação para acelerar a agenda europeia para alcançar a computação exascale, que é o próximo salto significativo na supercomputação, com desempenho 5 a 10 vezes mais rápido do que os sistemas atuais.

Uma vez operacional em meados de 2021, o Lumi será um dos supercomputadores mais competitivos e verdes do mundo  

“Sentimo-nos honrados por sermos selecionados para o projeto Lumi e alavancar nossas tecnologias da era exascale para construir um dos supercomputadores mais rápidos do planeta”, disse Peter Ungaro, vice-presidente sênior e gerente geral de Computação de Alto Desempenho (HPC) e Soluções de Missão Crítica (MCS ) da HPE. “Estamos empenhados em apoiar a EuroHPC JU para que ela possa aproveitar as oportunidades da supercomputação de próxima geração em pesquisas científicas, promover a inovação e desbloquear o crescimento econômico. Por meio de nossa parceria com a AMD, queremos alavancar nossos recursos exclusivos em computação, rede de alto desempenho, armazenamento e software para ajudar a melhorar a maneira como as pessoas vivem e trabalham ”, declarou o executivo
Segundo a fabricante, o Lumi terá como base o supercomputador HPE Cray EX, com CPUs AMD EPYC de última geração e GPUs AMD Instinct para oferecer desempenho sem precedentes e recursos de aprendizagem profunda, direcionados para avançar a combinação de modelagem, simulação, análise e cargas de trabalho de IA para resolver cálculos complexos.
O supercomputador da EuroHPC JU será hospedados no CSC-IT Center for Science em Kajaani, na Finlândia, e será compartilhado por dez países europeus como parte de um consórcio recém-formado, incluindo Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, Islândia, Noruega, Polônia, Suécia e Suíça.
“Uma vez operacional em meados de 2021, o Lumi será um dos supercomputadores mais competitivos e verdes do mundo”, afirmou Anders Dam Jensen, diretor executivo da EuroHPC JU. “Esse sistema de classe de liderança apoiará os pesquisadores europeus, a indústria e o setor público a melhor compreender e responder a desafios complexos e transformá-los em oportunidades de inovação em setores como saúde, previsão do tempo ou planejamento urbano e rural”, disse.
Serviço
www.hpe.com
 

AMD

Anders Dam Jensen

EuroHPC JU

HPE

Lumi

Peter Ungaro

Supercomputador

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento