book_icon

Proteção de dados com Virtual Air Gap usando SaaS

Um dos grandes dilemas atuais no quesito proteção de dados para organizações se refere à implementação de uma estratégia de Virtual Air Gap. Nela, os dados secundários de backup são salvos em um local externo e offline, de modo a separá-los dos dados primários, ficando assim, melhor protegidos.

Ao passo que a estratégia é crucial para recuperar dados perdidos em razão de um ataque cibernético, o armazenamento em fita é caro, possui lenta recuperação e dimensionamento insuficiente, tornando difícil sua implementação. Algumas grandes empresas mantêm ou pagam por Data Centers hospedados para liberar seus backups. E, embora essa abordagem forneça tempo de recuperação mais rápido, ela também possui altos custos.

Por conta disso, novas soluções de backup e recovery baseadas em Software as a Service (SaaS) oferecem uma maneira para as organizações criarem esse gap “virtual” entre seus dados primários e secundários, sem o custo, tempo, escalabilidade e outros problemas associados com armazenamentos em fita. Dessa maneira, as companhias percebem os benefícios de estabelecer um gap entre seus dados primários e secundários, enquanto aumentam suas velocidades de recuperação, aprimoram sua escalabilidade de backup e reduzem seus custos.

As limitações do backup em fita com Air Gap
Ao mesmo tempo em que a necessidade de backup com Air Gap seja maior do que nunca, o backup em fita externo é cada vez mais barato, lento e não escalonável o suficiente para as empresas que buscam obter êxito na atual economia digital.
Com o volume de dados das organizações crescendo cada vez mais, o armazenamento em fita se torna difícil de ser dimensionado e pode ser caro. Enquanto isso, as organizações precisam ser capazes de recuperar rapidamente seus dados após um ataque se não quiserem que suas operações digitais sejam interrompidas significativamente. Ainda assim, as companhias não podem recuperar instantaneamente um backup em fita de um local externo, além do fato de o processo real de recuperação de dados levar muito tempo.

SaaS: uma alternativa para backup e recovery para Air Gap
O backup e recovery SaaS são muito mais rápidos, baratos e mais escalonáveis ​​do que quando ocorre em fita. Quando uma empresa precisa recuperar dados, ela pode se conectar instantaneamente à nuvem, encontrar os dados específicos que necessita para recuperá-los e restaurá-los. O armazenamento SaaS na nuvem também é mais econômico se comparado a armazenar a fita em um local externo seguro por envolver menos sobrecarga de gerenciamento e ser muito mais fácil de aumentar ou diminuir, conforme altera a política de proteção de dados de uma organização.

Por Bruno Lobo, gerente-geral para a América Latina da Commvault

Bruno Lobo

Commvault

data centers

proteção de dados

SaaS

Virtual Air Gap

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TENDÊNCIAS

Tecnologias imersivas ganham impulso nos negócios

Leia nessa edição sobre carreira

INDÚSTRIA 4.0

Fábrica conectada

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

SERVIÇOS

Trunfos dos menores

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

TENDÊNCIAS

A casa também foi para a Nuvem

Julho| 2021 | #48 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento