O mundo vive um momento de cautela; uma época em que não se deve fazer apostas altas, mas ao mesmo tempo, não é possível parar. Ao contrário, movimentos planejados e calculados agora podem ser essenciais para uma ‘boa’ posição no pós-pandemia. Algumas companhias vêm seguindo esta premissa, ao ampliar o portfólio, efetuar aquisições, contratar, promover e realocar profissionais.
Ao que tudo indica é o que a VMware vem fazendo com iniciativas tomadas já no início da pandemia e que continuam. Muitas foram apresentadas no VMworld 2020 (de 29 de setembro a 1º de outubro), e seguiram na linha de que não se farão mais negócios como antigamente, já que a jornada digital é holística, ainda que a área de TI seja o centro. Para o presidente da VMware Brasil, José Duarte, a companhia está empenhada em tornar realidade o que chama de ‘fundação digital’ ao lado dos parceiros de vendas. “Para que ela se efetive, é preciso reação para continuidade dos negócios, adaptação e fortalecimento das empresas e a aceleração da experiência digital”, explica.
Ele está feliz com a oportunidade de participar de toda evolução da companhia e diz que hoje, entre seus desafios estão acompanhar, conhecer o portfólio que hoje é muito mais amplo, e apoiar a transformação de negócios dos parceiros.
“O portfólio está cada vez mais abrangente, com soluções que atendem não somente à Transformação Digital, mas a criação da ‘fundação digital’”, justifica o executivo. Há crescente suporte aos distribuidores – Ingram Micro, Synnex Westcon e ScanSource, considerados a força-motriz para os negócios e mais ainda para o desenvolvimento de pessoas.
Conhecer para ganhar
Quanto à missão, é seguir o que vinha sendo desenvolvido com o Kleber e fortalecer o auxílio na transformação de negócios dos parceiros. “Agradeço a confiança dos parceiros à VMware e vamos continuar explorando as possibilidades que crescem cada vez mais”, diz Camillo. Para ele, é fundamental que o canal aprofunde o conhecimento, para que entenda o programa e as soluções que a companhia disponibiliza e, assim, gerar negócios e ganhar competitividade.
Outra meta será acomodar o VMware Partner Connect, explicitando que Serviço é a parte rentável para os parceiros. Há sete meses o programa de canais teve profunda reformulação, passou a contar com as camadas Partner, Advanced Partner, e Principal Partner, e grande foco em subscrição. Este modelo de negócio já é uma realidade na VMware.
Com receita recorrente o parceiro tem mais oportunidade, já que não há o ônus de gerenciar a manutenção. “O parceiro administra o ambiente, mas com serviços consultivos; um verdadeiro trust advisor”, destaca. De acordo com Camillo, há quase dez anos não acontecia uma atualização tão ampla em termos de regras e benefícios para o canal.
A VMware, que atua somente com vendas indiretas, disponibilizou treinamentos no portal para diferentes assinaturas, inclusive uma delas grátis. Revendas, distribuidores e Managed Service Providers – MSPs, tiveram reforço dos benefícios e formas de reconhecimentos. Nesta seara estão desafios interessantes para o executivo, como ajudar o canal a compreender todas as mudanças, motivar e trazer novos canais, mas com cautela. “Hoje a VMware conta com um número considerável de canais saudáveis e capacitados. Um eventual recrutamento se dará pontualmente, conforme a necessidade de uma solução ou de uma região”, conclui Camillo.
Serviço
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