A IBM planeja dividir a companhia em duas, concentrando linhas de negócios com margens menores em uma nova empresa, ainda sem nome formal, apelidada de NewCo, enquanto a IBM ficaria com os serviços em Nuvem, com margem superior. O anúncio foi feito na quinta-feira (8/10) por meio de nota à imprensa e investidores.
A nota diz que o objetivo é acelerar sua estratégia de crescimento de Nuvem híbrida, impulsionando as Transformações Digitais para seus clientes. Assim, ela irá separar a unidade de serviços de infraestrutura gerenciada de sua divisão de serviços de tecnologia global em uma nova empresa pública – NewCo, cada uma com foco estratégico e flexibilidade para gerar valor para o cliente e para os acionistas. Espera-se que a separação seja alcançada como um spin-off isento de impostos para os acionistas da IBM, e concluído até o final de 2021.
“A IBM está focada na oportunidade de Nuvem híbrida de US $ 1 trilhão”, disse Arvind Krishna, diretor executivo da companhia. “As necessidades de compra do cliente para serviços de aplicativos e infraestrutura são divergentes, enquanto a adoção de nossa plataforma de Nuvem híbrida está se acelerando. Agora é a hora certa para criar duas empresas líderes de mercado focadas no que fazem melhor”, explicou.
IBM quer se concentrar em sua Nuvem híbrida e recursos de Inteligência Artificial, enquanto a NewCo terá maior agilidade para projetar, executar e modernizar a infraestrutura das organizações. “Ambas as empresas estarão em uma melhor trajetória de crescimento com maior capacidade de parceria e captura de novas oportunidades – criando valor para clientes e acionistas”, disse o executivo.
“Posicionamos a IBM para a nova era da Nuvem híbrida”, disse Ginni Rometty, executive chairman da companhia “Nossa transformação de vários anos criou a base para a Nuvem híbrida de plataforma aberta, que então aceleramos com a aquisição da Red Hat. Ao mesmo tempo, nossos negócios de serviços de infraestrutura gerenciada se estabeleceram como líderes do setor, com expertise incomparável em trabalhos de infraestrutura complexa e de missão crítica. Como duas empresas independentes, IBM e NewCo irão capitalizar em seus respectivos pontos fortes. A IBM quer acelerar jornadas de transformação digital dos clientes, e a NewCo irá acelerar os esforços de modernização da infraestrutura dos clientes. Esse foco resultará em maior valor, maior inovação e mais rapidez execução para nossos clientes”, afirmou.
Serviço
www.ibm.com
Leia nesta edição:
PRÊMIO IC - DESTAQUES DE TIC 2024
Usuários e profissionais do setor de TIC escolhem os produtos e as marcas que melhor os atenderam
TELECOMUNICAÇÕES
5G: a real revolução ainda está para acontecer
ESCPECIAL - ANUÁRIO DE TIC 2024/25
Contatos estratégicos
Esta você só vai ler na versão digital
TENDÊNCIAS
As tecnologias que estão moldando o futuro do e-commerce
Baixe o nosso aplicativo