book_icon

Intel anuncia chip para início de 2021

Lançamento do processador Rocket Lake-S ocorre em meio a grande disputa com a rival AMD e agora também com a Nvidia
Intel anuncia chip para início de 2021

A Intel confirmou que seus processadores de desktop Rocket Lake-S de 11ª geração serão lançados no primeiro trimestre de 2021, com suporte PCIe 4.0 embarcado. O momento do anúncio provavelmente não é uma coincidência. A rival AMD lança nesta quinta-feira (08/10) os primeiros processadores baseados em arquitetura Zen 3, uma nova geração para micros desktops. Assim, esse anúncio da Intel um dia antes do evento da AMD soa como lembrete para os fabricantes de PCs de que a empresa terá boas novidades em breve, mesmo que a rival mostre algum hardware mais chamativo.
Os novos chips Rocket Lake-S também são compatíveis com as placas-mãe Intel 400, o que deve ser útil para quem deseja atualizar seu sistema no próximo ano, quando os novos chips forem lançados. Além do PCIe 4.0, a nova linha de Rocket Lake-S também deve oferecer os novos gráficos Xe da empresa, junto com suporte integrado Thunderbolt 4, nova geração do padrão de conectividade universal para cabos em conformidade ao padrão USB 4.

Muitos estão especulando que a Nvidia não criará suas próprias CPUs. Em vez disso, ela usaria sua administração da ARM para promover um ecossistema de servidores mais saudável  

A Intel vem sendo acuada pelos seus concorrentes, principalmente a AMD, que no início do ano anunciou os chips Ryzen 4000 para notebooks com tecnologia de 7 nm (nanômetro), que estão à frente tecnologicamente aos chips Intel Ice Lake de 10 nm. E correndo por fora, a ARM também vem conquistando a preferência de alguns fabricantes de PC e notebooks.
No mês passado, Jensen Huang, CEO da Nvidia, após anunciar a compra da ARM por US$ 40 bilhões, declarou que a empresa cogita em lançar a própria marca de processadores para competir com Intel e AMD. Mas as reais intenções da Nvidia ainda são um mistério, pois a empresa vem focando muito forte em sistemas com alto poder de processamento, como supercomputadores para rodar aplicações de Inteligência Artificial.
Muitos estão especulando que a Nvidia não criará suas próprias CPUs. Em vez disso, ela usaria sua administração da ARM para promover um ecossistema de servidores mais saudável, com processadores baseados nesta arquitetura, que também pode impulsionar a linha de GPUs da Nvidia, sua plataforma Cuda e sua solução de rede Ethernet Mellanox.
Serviço
www.intel.com
www.amd.com
 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.