book_icon

Intel amplia ofertas para infraestrutura de rede 5G

A próxima onda da transformação de rede aponta para uma oportunidade em silício estimada em 25 bilhões de dólares até 2023
Intel amplia ofertas para infraestrutura de rede 5G

À medida que o setor de telecomunicações faz a transição para a tecnologia 5G, a próxima onda da transformação de rede aponta para uma oportunidade em silício estimada em 25 bilhões de dólares até 2023. A fim de usufruir dos benefícios dessa verdadeira avalanche de 5G, expansão da borda e uma disseminação cada vez maior da Inteligência Artificial – IA, a Intel anuncia sua oferta expandida de hardware, software e soluções para infraestrutura de rede, incluindo: melhorias na FlexRAN, arquitetura referência para software; acelerador dedicado de rede para acesso de rádio virtualizado – vRAN; processadores de última geração otimizados para rede Intel Xeon escalável e série D – Ice Lake, além de soluções avançadas para Infraestrutura de Virtualização de Função de Rede – NFVI.
“A proliferação de arquiteturas na Nuvem totalmente virtualizadas combinadas à comercialização do 5G, à expansão da IA e da borda tem um efeito multiplicador que potencializa o impacto dessas novas tecnologias. Trata-se de uma oportunidade enorme tanto para nós quanto para nossos clientes, com a entrega de novas experiências e a transformação da indústria como um todo”, explica Dan Rodriguez, vice-presidente corporativo da Intel e diretor geral do Network Platforms Group.

A proliferação de arquiteturas na Nuvem totalmente virtualizadas combinadas à comercialização do 5G, à expansão da IA e da borda tem um efeito multiplicador que potencializa o impacto dessas novas tecnologias

Porque é importante
Ao longo da última década, de acordo com a própria companhia, a Intel vem liderando o setor de comunicação em uma jornada rumo à transformação da rede com uma infraestrutura definida por software, ágil e escalável. A próxima onda de transformação da rede também é alimentada pela 5G e impulsionada pela necessidade de entrega tanto de serviços de rede e de novos serviços na borda baseados em IA em múltiplos locais da rede. As inovações estão acelerando a transição para tecnologias nativas da nuvem e de virtualização. A expectativa é que 50% das implantações de rede central se transformem em redes virtualizadas ainda este ano1 e que a virtualização chegue às redes de acesso via rádio – RAN. A implantação de uma arquitetura de nuvem traz a mesma economia de servidor que já transformou o centro de dados no passado, além de aumentar a segurança e possibilitar reparos, atualizações e proteção mais ágeis das redes. A oferta total de silício rico em recursos, software e ferramentas da Intel, além da vasta experiência no suporte a clientes na transformação de redes permitem uma implantação mais rápida em todo o núcleo, acesso e borda.
As ofertas expandidas incluem a FlexRAN, na qual a arquitetura de referência de software da Intel já conta com quase 100 licenciados e aprimoramentos adicionados, incluindo otimizações para seu pipeline de mid-band massivo de múltiplas entradas e saídas – Mimo, para maior largura de banda e suporte para comunicação ‘ultraconfiável’ de baixa latência – URLLC. Uma das licenciadas, a Amdocs, acaba de anunciar a integração da FlexRAN com sua solução de analytics SmartRAN. O acelerador dedicado vRAN ACC100 da Intel, solução com baixo custo e baixo consumo energético para implantações vRAN está baseada na tecnologia eASIC da Intel e já está sendo testada por clientes. A solução descarrega e acelera o processo intensivo de computação de correção antecipada de erros. Isso garante poder de processamento maior aos processadores Xeon para capacidade de canal e serviços e aplicativos baseados na borda. A Intel está trabalhando com provedores de serviço de ponta como Telefonica e parceiros como Altiostar, Astri, Baicells, Comba, H3C, HPE, Mavenir, Nokia, Radisys, Ruijie, Silicom, Supermicro e ZT Systems a fim de acelerar sua chegada ao mercado.
E, ainda, inclui processadores Intel  Xeon de última geração para infraestrutura de rede. Com eles, os clientes podem usar uma arquitetura comum em toda a rede para várias cargas de trabalho e requisitos de performance.
Os processadores escaláveis Xeon de terceira geração otimizados para rede Ice Lake-SP foram desenvolvidos para casos de uso de infraestrutura que exigem maior desempenho por watt, incluindo núcleo sem fio, acesso sem fio e cargas de trabalho de extremidade de rede e dispositivos de segurança. Estes processadores serão enviados aos clientes no final do ano.
Os processadores de última geração Xeon D Ice Lake-D foram projetados para ambientes de fator de forma restritos na borda e oferecerão maiores níveis de integração, como IP de rede embutido. A Intel prevê o envio desses processadores ao cliente em meados de 2021.
Soluções Intel aprimoradas para a rede
A fim de aprimorar a eficiência de aplicações e desempenho de rede para cargas de trabalho em redes de alta performance, as Intel Select Solutions para NFVI Red Hat, NFVI Ubuntu e NFVI Forwarding Platform foram aprimoradas a fim de suportar  o novo Adaptador de Rede Intel Ethernet série 800 Columbiaville, que promete melhor desempenho e Personalização Dinâmica para Dispositivos – DDP, para maximizar o desempenho da plataforma. As soluções descritas acima devem chegar ao mercado em breve.
O que vem por aí
A Intel é fornecedora global de silício para a rede. Sua infraestrutura de rede e oferta de produtos prontos para uso na borda, além das ferramentas robustas para desenvolvedores e ecossistema de parceiros globais entregam valor de negócios revolucionário a todo o setor de telecomunicações. Essas transformações em toda a rede são fundamentais para atingir o máximo potencial das soluções 5G, na borda e de IA em diversos setores, incluindo varejo, educação, saúde e outros. Com mais de 15 mil implementações na borda, a companhia está ajudando os clientes na entrega de melhores resultados hoje e amanhã.
Serviço
intel.com.br

analytics SmartRAN

Dan Rodriguez

FlexRAN

Ice Lake-SP

Intel

Intel Select Solutions

Intel Xeon

NFVI Forwarding Platform

NFVI Red Hat

NFVI Ubuntu

vRAN ACC100

Xeon D Ice Lake-D

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento