Depois de uma investigação de 16 meses, um relatório do Subcomitê Antitruste do Judiciário do Congresso norte-americano concluiu que Amazon, Apple, Facebook e Google desfrutam de poder de monopólio e sugere mudanças na legislação antitruste, que poderiam resultar na separação de partes dos negócios dessas empresas. Se isso for aprovado, o Google seria, por exemplo, forçado a se desfazer do YouTube e o Facebook do Instagram e do WhatsApp.
A resposta da Amazon veio em seu blog, em um longo texto que não foi assinado, mas segue a mesma linha defendida pelo CEO Jeff Bezos quando foi sabatinado pelos deputados no fim de julho. Segundo o texto, é natural que grandes organizações de sucesso atraiam a atenção de órgãos reguladores, o que é positivo, mas a presunção de que o sucesso só pode ser o resultado de um comportamento anticompetitivo é simplesmente errada.
Para a Amazon, se esse pensamento errado prevalecer, forçará milhões de varejistas independentes a abandonar as lojas online, privando, assim, essas pequenas empresas de uma das formas mais rápidas e lucrativas para atender seus clientes. Para os consumidores, o resultado seria menos opções de escolha e preços mais altos. Longe de aumentar a competição, essas noções desinformadas a reduziriam.
A empresa também rechaça a ideia de que detém um monopólio. Segundo ela, o mercado de varejo global é surpreendentemente grande e extraordinariamente competitivo. A Amazon responde por menos de 1% do varejo global de US$ 25 trilhões e menos de 4% do varejo nos Estados Unidos. Ao contrário de setores em que o vencedor leva tudo, o varejo tem amplo espaço para muitos vencedores. Por exemplo, mais de 80 varejistas, só nos EUA, ganham mais de US $ 1 bilhão em receita anual. A Amazon nem mesmo é a maior varejista dos EUA (as receitas do Walmart são mais do que o dobro da Amazon). Ela concorre com empresas grandes e estabelecidas, como Target e Costco, além de outros nomes conhecidos, como Kroger em supermercados, Home Depot em reformas domésticas e Best Buy em eletrônicos.
A Amazon também enfrenta a concorrência do Google Shopping, Facebook e modelos diretos ao consumidor, como o Shopify. E o varejo é extremamente fragmentado. Nos EUA, as cinco maiores empresas bancárias representam 39,1% dos depósitos; as cinco principais companhias aéreas respondem por 71,7% da receita do setor; e as cinco principais redes de telefonia móvel dominam 95,6% do mercado. No varejo, por outro lado, as cinco principais lojas (Walmart, Amazon, Costco, Walgreens e Kroger) representam apenas 19,9% da receita do setor.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo