book_icon

Walmart e Schneider Electric anunciam parceria para acesso à energia renovável

Nova iniciativa busca adicionar capacidade de geração renovável à rede elétrica dos EUA, a fim de proporcionar maior acesso a essa modalidade energética em grande escala, como parte do Projeto Gigaton do Walmart
Walmart e Schneider Electric anunciam parceria para acesso à energia renovável

Walmart e Schneider Electric, que atua na Transformação Digital de gerenciamento e automação de energia, estabeleceram nova colaboração a fim de proporcionar maior acesso a energia renovável para os fornecedores do Walmart nos Estados Unidos, o que lhes trará liderança na ação climática. A iniciativa inovadora, chamada de Projeto Gigaton PPA (GPPA), visa a preparar os fornecedores do Walmart para compras de energia renovável, a fim de acelerar sua adoção por meio de contratos associados de compra de energia (PPA).
O Projeto Gigaton do Walmart tem como objetivo reduzir 1 gigaton (1 bilhão de toneladas métricas) de dióxido de carbono da cadeia de valor global do Walmart até 2030. Até o momento, mais de 2.300 fornecedores de 50 países participam dessa iniciativa. Segundo eles, deixaram de ser produzidas 230 milhões de toneladas métricas cumulativas desde 2017 – mais de 20% da meta – por meio de gestão de energia, resíduos, embalagens, agricultura, florestas e uso e design de produtos.

O programa GPPA visa a trazer uma quantidade significativa de energia eólica e solar para a rede, em um momento no qual a ação climática é mais urgente  

“O Projeto Gigaton PPA é o tipo de inovação em ação necessária para ajudar nossos fornecedores a dar o próximo passo em direção às baixas emissões de carbono, a fim de construir um futuro mais sustentável para nossas comunidades”, afirma Zach Freeze, diretor sênior de Sustentabilidade do Walmart. “Por meio do trabalho da Schneider Electric, o programa visa a democratizar o acesso à energia renovável e acelerar seu uso com nossa base de fornecedores.”
Embora a aquisição corporativa de energia renovável esteja aumentando, o número geral de empresas envolvidas ainda é relativamente baixo, com participação de pouco mais de 100 empresas exclusivas no mercado de energia renovável dos EUA desde 2008, de acordo com o Renewable Energy Buyers Alliance Deal Tracker. Alguns dos desafios de acesso enfrentados por empresas menores incluem seu próprio porte, que é insuficiente para abordar o mercado individualmente, além de pouco conhecimento sobre os mecanismos específicos das transações de energia renovável e de como garantir sua disponibilidade.
A iniciativa GPPA foi projetada para ajudar a superar essas barreiras, possibilitando que mais empresas aprendam sobre compras de energia, acesso ao modelo renovável, redução de emissões e aumento de sua capacidade de contribuir para o Projeto Gigaton. O programa GPPA atua de forma a instruir os participantes sobre esse mercado, orientando os projetos e reunindo empresas interessadas em contratar energia renovável conjuntamente, para aumentar o tamanho do grupo a fim de obter economia em escala. O Walmart será o campeão de convocação do programa, convidando os fornecedores a aderir.
A empresa colaborou com os Energy & Sustainability Services (ESS) da Schneider Electric para realizar o Programa GPPA, mediante utilização do NEO Network  da Schneider Electric, uma plataforma de colaboração global e comunidade de mais de 300 compradores corporativos de energia renovável e fornecedores de soluções. A equipe de especialistas em energia renovável da Schneider Electric envolverá os fornecedores participantes do Walmart e facilitará seu treinamento com várias fases e um processo de seleção de projetos para proporcionar compras agregadas de energia renovável. O ESS da Schneider Electric é o maior consultor global em compras corporativas de energias renováveis, e assessorou empresas, inclusive o Walmart, em mais de 100 compras de PPA em escala de serviço público na América do Norte, Europa, Índia, Austrália e América Latina para um total de mais de 8.000 megawatts de energia eólica e solar.
“É uma honra trabalhar com o Walmart nesse programa revolucionário”, ressalta Steve Wilhite, vice-presidente sênior da Schneider Electric. “A empresa está demonstrando liderança significativa ao aumentar o acesso a oportunidades de energia renovável em escala de serviço público para seus fornecedores como parte da ambição do Projeto Gigaton. O programa GPPA visa a trazer uma quantidade significativa de energia eólica e solar para a rede, em um momento no qual a ação climática é mais urgente.”
Por mais de uma década, o Walmart tem trabalhado com fornecedores, ONGs e outros agentes da sociedade para inspirar mudanças positivas nas cadeias globais de fornecimento. Em suas operações próprias, o Walmart estabeleceu a meta de ser movido a 50% por energia renovável até 2025 e, atualmente, abastece cerca de 29% de suas operações nessa modalidade. O Walmart e a Schneider Electric também são membros da Renewable Energy Buyer’s Alliance, uma coalizão que reúne compradores e fornecedores de energia renovável para facilitar o processo de transição para fontes energéticas mais limpas.
Serviço
www.gigatonppa.com
http://corporate.walmart.com
www.se.com/br
 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.