book_icon

Sistema faz avaliação online de sinistros em veículos

O IDE usa Inteligência Artificial e Machine Learning para calcular os custos e o tempo de reparo
Sistema faz avaliação online de sinistros em veículos

As seguradoras agora contam com um sistema online para avaliação de sinistros em automóveis. A GFT, provedora de serviços de TI e engenharia de software, lançou o IDE (Intelligent Damage Evaluation ou Avaliação Inteligente de Danos, em português), sistema de reconhecimento e avaliação automática de danos em veículos. Ao fornecer o número de registro do carro e fotos das áreas danificadas, o serviço pode identificar o automóvel, avaliar os estragos e usar os detalhes do banco de dados para estimar o tamanho da avaria, incluindo aquelas que não são visíveis.
O serviço usa algoritmos desenvolvidos pela GFT para avaliar danos relacionados aos sinistros de seguros. Ele se baseia em uma rede de provedores de banco de dados globais, bem como em tecnologias de Inteligência Artificial desenvolvidas pela IBM para análise de imagens e Machine Learning, a fim de quantificar os custos das peças e o tempo de reparo.

Aqui no Brasil já começamos a implementar esta solução este ano e estamos recebendo feedbacks positivos para evoluir o produto 

Com o auxílio da nova ferramenta, após o usuário enviar uma foto da área danificada para sua seguradora, o sistema analisa os danos e fornece feedback detalhado em 20 segundos sobre os reparos necessários e os valores envolvidos. O IDE está em negociação com uma das maiores seguradoras do País, para as quais foram analisadas imagens de veículos que sofreram algum tipo de sinistro.
“A digitalização mudou drasticamente a maneira como as pessoas usam produtos e serviços em muitas áreas da vida. Esse novo comportamento do consumidor representa um desafio para as seguradoras oferecerem de forma proativa soluções que abrirão maior caminho para relacionamentos com os clientes. O IDE foi projetado e implementado com isso em mente”, explica Marco Santos, presidente da GFT para a América Latina e os Estados Unidos.
Tecnologia
O sistema é baseado em tecnologias de Inteligência Artificial, usando serviços como o IBM Watson, sendo que os algoritmos que fornecem a avaliação foram desenvolvidos pela GFT. O reconhecimento inclui todos os componentes do perímetro da lataria do automóvel e as principais partes externas, incluindo as unidades de luz e os para-brisas dianteiro e traseiro. Segundo a empresa, isso o torna único no mercado, já que os demais sistemas se limitam à detecção de danos visíveis.
Para manter o IDE confiável e atualizado o tempo todo, a GFT se compromete a monitorar constantemente a qualidade dos algoritmos e otimizar regularmente o reconhecimento de novos componentes.
O novo sistema é um aplicativo SaaS (Software as a Service), mas também pode ser integrado a modelos mais antigos. Para requisitos especiais, o serviço também pode ser adaptado às necessidades específicas do cliente. As fotos solicitadas, bem como mais detalhes sobre o veículo com sinistro, podem ser fornecidas via app, e-mail ou corretora de seguros.
“O IDE acelera o processamento de identificação da avaria, reduz o risco de fraude e encurta o tempo entre a notificação de danos e a resolução do problema. Acima de tudo, permite que as seguradoras melhorem a experiência do cliente. Aqui no Brasil já começamos a implementar esta solução este ano e estamos recebendo feedbacks positivos para evoluir o produto”, diz Carlos Kazuo Missao, diretor executivo da GFT Brasil. “Existem inúmeros benefícios para as seguradoras, que variam desde melhorias gerais na eficiência do processo de liquidação, revisão dos métodos de concentração de sinistros, controles antifraude até a oferta de novos serviços para clientes finais”, afirma.
A solução é modular e pode ser utilizada de forma personalizada. “Se o cliente deseja apenas utilizar os algoritmos de identificação das avarias, mas não implementar o sistema contador de custo de peças, é apenas uma questão de definir a jornada e a experiência que lhe faça mais sentido do ponto de vista do negócio e também de custos operacionais”, complementa Missao.
Serviço
www.gft.com
 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.