O Indicador de Nascimento de Empresas da Serasa Experian mostra que foram criados 277.857 novos negócios em junho, quantia que representa um crescimento de 17,7%, após duas quedas, na comparação ano a ano.
Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “Abrir um negócio está diretamente ligado a confiança do empreendedor no mercado e da população com o consumo. Por isso, a necessidade de se reinventar e gerar novas fontes de renda, atrelada a reabertura e a retomada dos setores de Serviço e Comércio, incentivam o brasileiro nesse sentido”, conclui Rabi.
Dentre as empresas abertas em junho, os micro empreendedores individuais (MEIs) equivalem a 78,0% do total, enquanto as sociedades limitadas ocupam 10,2% e as empresas individuais apenas 3,6%. Quando comparados com o mesmo mês do ano anterior, apenas as empresas individuais revelam variação negativa. Confira:
Na análise por região, o Norte se destaca, com aumento de 38,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Em ordem decrescente estão, o Centro-Oeste (31,1%), Sul (18,9%), Sudeste (15,1%) e Nordeste (11,4%). No entanto, se medirmos o nível de participação na quantia total de empresas criadas (277.857), a região Sudeste é a mais bem colocada, abrigando 52,3% dos novos negócios. Em seguida estão, Sul (18,0%), Nordeste (14,4%), Centro-Oeste (9,7%) e Norte (5,7%).
Ainda na comparação com junho de 2019, todos os segmentos apresentam crescimento, principalmente o setor de Comércio com alta de 41,2%. As empresas da área de Serviços subiram 7,4% e as Indústrias, 28,4%.
Cuidar das finanças do negócio desde o início é essencial
Como as micro, pequenas e médias empresas dependem muito de capital de giro, é importante que os novos empreendedores façam um planejamento financeiro desde o início da operação do negócio. Estar pronto para encarar momentos de incerteza e ter algumas estratégias planejadas podem fazer a diferença na manutenção da receita. Para isso, os especialistas da Serasa Experian dão algumas dicas:
Expanda sua carteira de clientes e busque mercados que não haviam sido mapeados ainda e utilize a tecnologia a seu favor, criando canais nas redes sociais e se cadastrando em aplicativos de entrega e outros sites de marketplace, que reúnem pequenos e médios lojistas de setores variados para novas vendas.
É válido Peça crédito com cautela, buscando sempre as menores taxas e prazos para o seu negócio. Também busque desde já implementar outras ações que impactarão as vendas e a fidelização de clientes, como oferta de brindes e benefícios para aqueles que compram com periodicidade.
Serviço
www.serasaexperian.com.br
www.experianplc.com
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo