book_icon

Pollux lança solução para Indústria 4.0

Smart Packing é um sistema flexível para final de linha de produção; CH Master Data e Procurement Garage lançam grupo de compras coletivas
Pollux lança solução para Indústria 4.0

A Pollux, desenvolvedora de soluções para automação industrial, lançou o Smart Packing, um sistema flexível de armação, encaixotamento e paletização, inteiramente robotizada, que consegue se adaptar com facilidade às linhas de produção já instaladas da indústria e foi desenvolvido dentro de um conceito de eficiência, flexibilidade e conectividade da Indústria 4.0. “Um dos grandes diferenciais do produto é a flexibilidade, porque basicamente depende da programação dos robôs”, explica Luiz Buzzi, engenheiro que atuou no desenvolvimento do produto.
Segundo ele, a Pollux entendeu uma necessidade do mercado, voltada para finais de linha, orientada por uma tendência de crescimento da robótica no mundo. Existem vários players atuando nesta etapa, mas com máquinas engessam o processo. Todos os módulos do sistema são conectados ao software da Pollux, com o objetivo de controlar a produção com maior eficiência e inteligência, e as informações disponibilizadas em tempo real para o gestor. E dentro do modelo de negócio de comercialização, o produto pode ser adquirido integralmente, locado ou ter uma solução híbrida, o que facilita as empresas terem acesso à novidade.

O serviço tem como objetivo negociar grandes volumes, com muitos fornecedores confiáveis, para obter os melhores preços e prazos de entrega  

“Com o Smart Packing, nós entregamos uma solução completa de final de linha para o cliente, da solução mecânica à integração com o ERP (sistema de gestão). O que nos permite gerar dados sobre o produto, máquina, operação e rastrear o processo para que sejam usados pelo cliente na esfera gerencial”, diz Buzzi.
Um dado importante para indústria é o OEE, que é a taxa de aproveitamento da sua máquina. Com ele, é possível saber a produção máxima das máquinas, qual delas produz mais e qual produz menos, se a quantidade é satisfatória, se alguma máquina está dando prejuízo etc. “A gente consegue gerar um dado concreto em tempo real, do nível de produção da fábrica, levando em consideração parada para manutenção, setup de máquina e outras ações, o que ajuda a gerenciar melhor a produção”, explica o engenheiro.
“As indústrias não querem mais estocar material e produto acabado, o preço de estocagem reflete diretamente no valor do produto, a alternativa é fazer um controle preciso da cadeia produtiva. Então, os dados gerados pelo Smart Packing ajudam a planejar toda esta cadeia, fornecendo dados analíticos de OEE e volume de produção. Esses dados são fundamentais e representam um dos princípios da indústria 4.0 e da manufatura flexível”, diz.
Compra conjunta
A partir de outubro, as empresas industriais ganharão uma nova funcionalidade que permite unir forças para comprar conjuntamente. A CH Master Data, empresa de tecnologia de gestão de cadastros de materiais, e a Procurement Garage (PG), consultoria da área de suprimentos, firmaram uma joint venture para criar o Grupo de Compras Integrado (iGPO), por meio da iniciativa Jumtos.
A CH Master Data afirma ser a única empresa no mundo a gerir um cadastro de materiais e serviços compartilhando informações entre as empresas clientes. Todo item cadastrado recebe um Código CH, que é correlacionado ao código de cada empresa cliente. É uma espécie de CNPJ que identifica e mapeia cada item cadastrado. Através desse código, é possível identificar todas as empresas clientes que utilizam o item. Além disso, é possível concentrar no Código CH os fornecedores de cada item e as opções de fabricantes possíveis. Podem participar do Jumtos todas as empresas já cadastradas no portal Webformat, plataforma da CH Master Data, que faz esta gestão dos materiais e catálogos.
O serviço tem como objetivo negociar grandes volumes, com muitos fornecedores confiáveis, para obter os melhores preços e prazos de entrega. Em um primeiro momento atuará na otimização de compras de diesel, ferramentas, material de fixação, material elétrico, EPIs, pneus, rolamentos e lubrificantes (óleos e graxas).
A solução entregará toda a estratégia de compra e de melhoria, enquanto o as empresas participantes cuidarão somente dos processos finais: implementação do projeto e gerenciamento do fornecedor. Na fase de testes, estudos apontaram uma economia de até 19% em relação ao valor gasto anteriormente.
Serviço
www.pollux.com.br
http://chmasterdata.com
 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.