A Vertiv, fornecedora global de soluções de infraestrutura crítica para data centers, anunciou mudanças importantes em seu programa de canais, chamado VPP – Vertiv Partner Program, para o próximo ano. Mas duas delas estão valendo desde já: o programa de recompensas Vertiv One e a ferramenta de automação de marketing para campanhas digitais agora estão disponíveis para todos os parceiros, mesmo os entrantes e sem certificação. “Os ajustes que estamos fazendo no programa de canais irá propiciar mais confiança, segurança e trazer o parceiro para mais perto de nós. O objetivo também é recrutar novos canais para o próximo ano, treinando e preparando o parceiro para que ele possa ter mais lucro. Se ele ganha, nós também ganhamos”, diz Fábio Noaldo, gerente de Canais da Vertiv no Brasil.
A grande novidade é a Vertiv University, um centro de treinamento e certificação online em que os parceiros poderão se qualificar em diversas tecnologias, com a vantagem de estudar quando tiver disponibilidade. “Temos hoje um portfólio amplo e completo para construir um data center. A maior vantagem de se tornar um canal da Vertiv é trabalhar com uma grande variedade de produtos e se especializar em outras matéria que talvez tenha uma deficiência, ou seja, se ele é especialista em TI, mas não conhece muito de elétrica ou refrigeração, aqui é possível se qualificar e compor uma oferta completa ao cliente”, afirma Noaldo.
Segundo ele, os treinamentos estão mais robustos e técnicos, preparando os canais principalmente para duas tecnologias emergentes: o Edge Computing e o 5G. “O Edge Computing é uma tecnologia que vai impulsionar os nossos negócios, é o data center mais próximo do cliente. Os data centers tradicionais são de grande porte, localizados em grandes centros e muitas vezes longe fisicamente do cliente. Com a necessidade de maior processamento, principalmente em aplicações de IoT (Internet das Coisas), a tendência é construir data centers locais, o que abre oportunidades para os nossos parceiros”, afirma Noaldo. “O 5G também é uma tendência, pois as empresas precisam de dados, de mais velocidade e nós somos fornecedores de soluções para suportar essa criticidade da aplicação. A Vertiv atua em infraestrutura crítica, garantindo a continuidade de empresas de todos os portes”, diz.
Política de canal
Atualmente, a Vertiv trabalha com seis distribuidores autorizados, de valor agregado e de volume: Ingram Micro, Scan Source Brasil, Anixter, Dimensional, Agis e WDC Networks. “O distribuidor detém um portfólio, que ele armazena e assim consegue ter a disponibilidade e agilidade, entregando esses produtos para a revenda ou cliente da revenda”, explica o executivo.
A próxima camada do ecossistema são as revendas Solution Providers. A maioria tem perfil de TI, outras são especialistas em elétrica ou refrigeração. “Temos um portfólio amplo e o canal hoje precisa se especializar. Com os nossos treinamentos, ele consegue ficar apto a trabalhar com todo o portfólio e fazer a entrega de soluções de valor agregado para o cliente”, diz Noaldo.
O executivo explica que a revenda, seja ela pequena ou grande, sempre negocia diretamente com a Vertiv. O próximo passo é procurar o distribuidor que tenha o portfólio desejado, que fará a entrega do produto. “Isso traz peso para a negociação e conseguimos estar mais próximo do negócio, entendendo a aplicação e a necessidade do cliente”, diz. “Caso uma revenda queira trabalhar conosco, o nosso time de vendas entra em contato, faz uma análise do perfil e traz essa revenda para dentro do nosso ecossistema para que passe por treinamento e homologação, a fim de evoluir, mas não necessariamente ele precisa vender solução, temos, por exemplo, no-breaks que ele pode fornecer ao seu cliente”, explica.
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