book_icon

Colégio São Luís adota solução óptica Furukawa na rede de sua nova sede

Colégio São Luís adota solução óptica Furukawa na rede de sua nova sede

No Colégio São Luís, instituição de ensino tradicional da capital paulista, o ano letivo de 2020 começou em novas instalações, construídas com o objetivo de oferecer a seus mais de 2.200 alunos o que há de mais moderno em infraestrutura e tecnologia de ensino. As 68 salas de aula, por exemplo, são equipadas com projetores interativos, que facilitam a apresentação de conteúdos multimídia e tornam as aulas mais dinâmicas e atraentes.
Para dar suporte a esses recursos e à demanda de comunicação de sua nova sede, o Colégio São Luís adotou a solução Laserway Furukawa, que utiliza tecnologia 100% óptica e permite implantar uma infraestrutura de rede avançada e preparada para o futuro. “Trata-se de uma solução inovadora no segmento de educação, que atende aos requisitos do Colégio no sentido de dispor de uma rede de alta performance e com boa relação custo-benefício”, afirma Candido Rodrigues, gerente comercial da Engemon, solution provider Furukawa responsável por esse projeto.

 É essencial garantir a conexão e a boa qualidade do sinal de internet, uma vez que essas atividades são organizadas via notebook conectado ao projetor interativo  

Implantado em pouco mais de 8 meses, o projeto envolveu o uso de backbone com cabos de fibra óptica pré-conectorizados – o que dispensou a necessidade de fusionamento de fibras e deu mais agilidade ao trabalho, permitindo o cumprimento do rígido cronograma da obra. Além disso, Rodrigues destaca como benefícios da implantação da solução Laserway a redução na instalação de infraestrutura de eletrocalhas e tubulações, a menor ocupação de espaços propiciada pelo uso de racks de tamanho reduzido e, ainda, a facilidade de integração com todos os sistemas de dados, CFTV e controle de acesso.
Para Wilson Martins, gerente de Tecnologia da Informação do Colégio São Luís, a redução de infraestrutura, de salas de equipamentos e a menor quantidade de cabeamento foram ganhos importantes obtidos com o projeto. Entre as vantagens da infraestrutura óptica implantada, ele ressalta a velocidade, disponibilidade, escalabilidade e segurança da rede, além da imunidade a interferências eletromagnéticas.
A solução Laserway vem atendendo todas as aplicações que passam pela rede de comunicação do Colégio São Luís, tanto cabeada como Wi-Fi. São aproximadamente 450 pontos de rede e cerca de 2 mil usuários conectados a ela (incluindo conexões Wi-Fi). “Hoje temos uma rede com menor latência, menos interferência e gerenciamento centralizado”, ressalta Martins.
Renato Laurato, diretor acadêmico da instituição de ensino, observa que a velocidade de conexão com a internet tem importância fundamental para a realização das atividades educacionais, seja no modelo presencial ou no modelo híbrido. “Esse modelo híbrido exige que a apresentação do professor, oral e escrita, chegue com boa qualidade até os alunos que estão acompanhando as atividades”, afirma. “Assim, é essencial garantir a conexão e a boa qualidade do sinal de internet, uma vez que essas atividades são organizadas via notebook conectado ao projetor interativo”, acrescenta.
Laurato explica que o ambiente digital é todo organizado dentro da plataforma Microsoft Teams, pela qual a área de Tecnologia Educacional do Colégio permite o acesso dos alunos às atividades pedagógicas e a outros recursos didáticos. “Com os recursos disponíveis, tal transformação e rearranjo puderam ocorrer de maneira mais ‘transparente’, isto é, em um ambiente permeado por uma tecnologia de ponta que permite que professores e alunos mantenham o foco voltado ao aprendizado”, conclui Laurato.

cabos de fibra óptica pré-conectorizados

Cândido Rodrigues

Colégio São Luís

Renato Laurato

solução óptica Furukawa

Wilson Martins

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | GESTÃO

A doce ditadura da Governança de Dados

Leia nessa edição sobre carreira

CARREIRA

Profissões do futuro

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

SETORIAL

Área pública: desafios e lucros

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

LEGISLAÇÃO

LGPD Ano Um: uma construção inacabada

Setembro | 2021 | #50 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento