book_icon

Processadores aprimorados por IoT mostram desempenho e capacidades inéditos

Até 2023, em torno de 70% de todas as empresas irão processar dados na borda
Processadores aprimorados por IoT mostram desempenho e capacidades inéditos

internet das coisas industrialDurante o Intel Industrial Summit 2020, a Intel anunciou capacidades inéditas e aprimoradas de Internet das Coisas – IoT. Os processadores Intel Core de 11ª Geração, Intel Atom série x6000E e Intel Pentium, e Celeron séries N e J trazem novas capacidades de Inteligência Artificial – IA, segurança, segurança funcional e em tempo real aos clientes da borda.
Com um portfólio robusto de hardware e software, um ecossistema inédito e 15 mil implementações de clientes globais, a Intel irá oferecer soluções de ponta voltadas à oportunidade de mercado de silício, avaliada em 65 bilhões de dólares até 2024.

Os processadores Intel Core de 11ª Geração foram aperfeiçoados especificamente para aplicativos IoT essenciais, que requerem processamento de alta velocidade, visão computacional e computação determinística de baixa latência
“Até 2023, em torno de 70% de todas as empresas irão processar dados na borda. Os processadores Intel Core de 11ª Geração, Intel Atom série x6000E e Intel Pentium e Celeron séries N e J representam nosso maior salto em termos de aprimorações de IoT, oferecendo recursos que atendem as necessidades atuais dos nossos clientes e formando a base para capacidades futuras com avanços em IA e 5G”, afirma John Healy, vice-presidente da Intel para o Internet of Things Group e diretor geral de Platform Management and Customer Engineering.
Porque são importantes
A Intel trabalha em estreita colaboração com seus clientes a fim de criar provas de conceito, otimizar soluções e coletar feedback ao longo do caminho. As inovações proporcionadas pelos processadores Intel Core de 11ª Geração, Intel Atom série x6000E e Intel Pentium e Celeron séries N e J são a resposta aos desafios detectados em toda a indústria IoT: complexidade da borda, custo total de propriedade – TCO, e uma série de condições ambientais.
Por meio da combinação de uma experiência de desenvolvedor comum e integrada com software e ferramentas como o Edge Insights para o setor industrial da Edge Software Hub e o conjunto de ferramentas Intel Distribution of OpenVino, a Intel ajuda os clientes e desenvolvedores que desejam acelerar o prazo de seus lançamentos e fornecer resultados mais robustos com pacotes otimizados em contêineres para permitir detecção, visão, automação e outros aplicativos transformadores de ponta. Um exemplo é a combinação das melhorias de processo SuperFin de 11ª Geração com outras melhorias de arquitetura e as otimizações do conjunto de ferramentas de software OpenVino rodando em um Core i5 de 11ª Geração oferece desempenho incrível de IA: inferências até duas vezes mais rápidas do que um processador Core i5-8500 de oitava Geração anterior quando executado apenas na CPU de cada produto.
11ª Geração
Com base em processadores de clientes recentes, os processadores Intel Core de 11ª Geração foram aperfeiçoados especificamente para aplicativos IoT essenciais que requerem processamento de alta velocidade, visão computacional e computação determinística de baixa latência. Eles oferecem ganhos de desempenho em thread único de até 23%, ganho de 19% em performance multithread, além de ganho de performance de até 2,95x em gráficos na comparação com gerações anteriores.
Com as novas caixas de decodificação dupla de vídeo, o processador passa a ingerir até 40 fluxos de vídeo simultâneos em 1080p e 30 quadros por segundo, além de produzir até quatro canais de 4K ou dois canais de vídeo de 8K. Os algoritmos de inferência IA podem ser executados em até 96 unidades de execução gráfica – INT8, ou na CPU com Vnni integrado. Com as tecnologias Time Coordinated Computing – Intel TCC Technology, e Time Sensitive Networking da Intel – TSN, os processadores Intel Core de 11ª Geração permitem demandas de computação em tempo real enquanto entregam performance determinística em uma variedade de aplicações, como no setor industrial, com sistemas de controle de missão crítica (PLC, robótica etc.), PCs industriais e interfaces homem-máquina; no Varejo, bancário e hospitalidade, por meio de sinalização digital inteligente e envolvente, quiosques interativos e checkout automatizado.
E, ainda outros, como cuidados médicos, com dispositivos de imagem médica de ponta com monitores de alta resolução e diagnósticos alimentados por IA e nas Cidades inteligentes, com gravadores de vídeo em rede inteligente com inferência e análise de IA integrada.
Os processadores Intel de 11ª Geração já contam com mais de 90 parceiros comprometidos com a entrega de soluções que atendam as demandas dos clientes.
Intel Atom série x6000E e Intel Pentium e Celeron séries N e J
Estes processadores representam a primeira plataforma da Intel aprimorada por IoT. Eles oferecem desempenho e eficiência aprimorados em tempo real, gráficos 3D até 2x melhores, um mecanismo de descarregamento em tempo real dedicado, além do Intel Programmable Services Engine, que suporta o gerenciamento de dispositivos remotos fora da banda e dentro da banda, E/S aprimorada e opções de armazenamento e rede sensível ao tempo – TSN, de 2,5 GbE. Eles podem suportar a resolução 4Kp60 em até três monitores simultâneos, atender a rígidos requisitos de segurança funcional com a Intel Safety Island e incluir segurança baseada em hardware integrada.
Os processadores ainda contam com diversos casos de uso, entre eles, Industrial com sistemas e dispositivos de controle em tempo real que atendem aos requisitos de segurança funcional para robôs industriais e para aplicações no setor químico, em campos de petróleo e no controle de redes de energia; Transportes, com controle de veículos, monitoramento de frotas e sistemas de gestão que sincronizam dados de diferentes sensores e comandam as ações em ônibus, trens, barcos e caminhões semiautônomos.  Incluem, também, Cuidados médicos, com displays médicos, carrinhos, robôs de serviço, equipamentos de ultrassom de nível básico, gateways e quiosques que requerem IA e visão computacional com consumo de energia reduzido e, Varejo e hospitalidade por meio de sistemas de ponto de venda fixo e móvel para varejo e restaurante de serviço rápido com gráficos de alta resolução.
As plataformas Intel Atom séries x6000E e Intel Pentium e Celeron séries N e J já contam com mais de 100 parceiros comprometidos em fornecer soluções.
No Intel Industrial Summit a companhia está unindo o ecossistema IoT Industrial – IIoT, a fim de enfrentar os desafios específicos do setor e expandir as possibilidades das operações autônomas do futuro. Com mais de 40 parceiros e sessões, além de nove demonstrações, os clientes terão acesso às soluções seguras, interoperáveis e integradas disponíveis a fim de transformar seus negócios, reduzindo tempo, custos e riscos associados à implantação da IIoT.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.