book_icon

IDC prevê aceleração da digitalização nas empresas latino-americanas

Investir em tecnologia é a forma mais rápida de impulsionar negócios, abrindo oportunidades para as empresas de TI
IDC prevê aceleração da digitalização nas empresas latino-americanas

As empresas latino-americanas já estão preparando suas estratégias de recuperação pós-pandemia e querem acelerar seus planos de digitalização para impulsionar os negócios de forma rápida, abrindo uma janela de oportunidades para as empresas de TI. Foi isso o que os participantes do IDC Tech CMO Forum 2020, realizado virtualmente em agosto pela IDC, ouviram de especialistas. “As empresas optaram por acelerar a digitalização como algo imperativo para acelerar a velocidade dos negócios e, portanto, a agenda dos CIOs está centrada no futuro da empresa”, disse Ricardo Villate, vice-presidente da IDC América Latina.
Levantamento realizado pela IDC e apresentado no evento mostrou que uma em cada duas empresas da América Latina está mudando a forma de interagir com seus clientes, expandindo seus serviços online, por meio de áreas como inteligência e analytics. E mais de 60% dos entrevistados afirmaram estar expandindo sua cadeia de suprimentos com novos parceiros. Três em cada cinco empresas estão habilitando digitalmente suas operações, aumentando a automação e rastreabilidade para aumentar as opções de autoatendimento e reduzir o contato entre as pessoas.

As empresas optaram por acelerar a digitalização como algo imperativo para acelerar a velocidade dos negócios e, portanto, a agenda dos CIOs está centrada no futuro da empresa  

Perspectivas locais
No caso da indústria de manufatura mexicana, a maior da região, Edgar Fierro, vice-presidente e diretor geral da IDC México, mencionou que as organizações buscam maior integração em toda a cadeia de valor na nuvem para trabalhar em plataformas abertas e reduzir erros. Elas também buscam maior automação de seus processos para atender às demandas do novo acordo de livre comércio com os Estados Unidos e Canadá, que deve gerar uma rápida recuperação das empresas.
No Brasil, o setor financeiro, o maior da América Latina e um dos principais investidores em TI do País, tem se concentrado em ser mais resiliente e acelerar sua Transformação Digital para competir e colaborar com as fintechs, disse Denis Arcieri, diretor geral da IDC Brasil.
Para o setor de mineração do Chile, que responde por 27% da produção de cobre, 38% da produção de metal de lítio e mais de 60% de iodo metálico no mundo, a tecnologia tem sido a chave para seu desenvolvimento. Para Natalia Vega, diretora geral da IDC Chile e Peru, a tecnologia faz parte dos investimentos em projetos de reposição, expansão e novos projetos, tendo papel fundamental na criação de operações de mineração mais ágeis. Fazer isso de forma consistente e confiável significa que a exploração, extração, processamento e transporte de produtos minerais ocorrem em um ambiente interconectado e que eles podem responder dinamicamente às mudanças de fatores externos, em particular de preço, e que pode permitir o controle e visibilidade em todo o ecossistema de uma extremidade à outra.
Já na Colômbia, que possui a terceira maior força de trabalho de BPO (Business Process Outsourcing) da região, com 13,1%, depois do Brasil (32,6%) e do México (14,2%), a tendência é estimular uma maior eficiência tecnológica e disponibilidade para manter o crescimento do setor e gerar mais de 15 mil novos empregos, com o apoio do governo nacional, explicou Juan Carlos Villate, consultor da IDC no país.
Os produtores de alimentos e madeira na Argentina, que geram até 21% do PIB e tradicionalmente investem pouco em TI, têm acelerado a integração de soluções verticais de IoT, inteligência, robótica e soluções em nuvem para melhorar aspectos relevantes no novo normal, como rastreabilidade de animais e alimentos até sua cadeia de comercialização, e aumentar a eficiência produtiva automatizando a inteligência da rede de sensores climáticos, disse Diego Anesini, diretor de Pesquisa da IDC América Latina e chefe da subsidiária da IDC na Argentina.
No encerramento do evento, que contou com palestras, painéis e cases, Jay Gumbiner, vice-presidente de Pesquisa da IDC América Latina, destacou que, para acelerar a Transformação Digital, as empresas devem considerar alguns pontos. Entre eles, encontrar parceiros estratégicos de tecnologia que optem por soluções menos tradicionais; fortalecer a área e os serviços de marketing digital, pois a maioria das vendas é realizada online; manter e aumentar as estratégias de segurança e nuvem, pois elas continuarão a ser essenciais no novo normal; e fortalecer a infraestrutura de comunicações para garantir a continuidade das operações da empresa remotamente, em casa ou outro lugar.
Serviço
www.idc.com
 

Denis Arcieri

Diego Anesini

Edgar Fierro

IDC

IDC Tech CMO Forum 2020

Jay Gumbiner

Juan Carlos Villate

Natalia Veja

Ricardo Villate

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | PRÊMIO A ESCOLHA DO LEITOR

As indicações do usuário

Leia nessa edição sobre carreira

CÓDIGO ABERTO

Kubernetes rumo à Nuvem

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

LEGISLAÇÃO

Importações desafiam as empresas

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

COMUNICAÇÕES

5G: Será que agora vai?

Outubro | 2021 | #51 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento