book_icon

Experiência da Midway confirma benefícios do Cadastro Positivo

Experiência da Midway confirma benefícios do Cadastro Positivo

A Midway, empresa financeira do Grupo Guararapes, emissora de cartões Private Label, também conhecidos como ‘cartões de loja’, sendo uma das dez principais emissoras de cartões bandeirados no País. Atualmente, a companhia conta com mais de 31 milhões de clientes que possuem os cartões Riachuelo, varejista que deu origem ao Grupo.
Em suas avaliações de crédito, a Midway já está preparada para aproveitar os benefícios oferecidos pelo Midway, empresa financeira do Grupo Guararapes,cartões Private Label Cadastro Positivo. Com essa nova visão do cliente, a companhia identificou a oportunidade de alavancar em cerca de 10% sua taxa de aprovação de crédito, sem aumento de risco, comprovando uma das principais vantagens prometidas pelo Cadastro Positivo: o estímulo à expansão do crédito.
Os resultados obtidos pela Midway, embora baseados em modelos preliminares e que contam apenas com as informações das instituições financeiras, são promissores. Outros ganhos identificados são:
Agregar os dados positivos daquele que já não teria problema de aprovação ajuda a classificar de maneira ainda mais precisa esse perfil. A Midway identificou, em algumas faixas, a oportunidade de segmentar perfis com taxa de risco 30% menor do que a média original da faixa.
Com melhor discriminação de risco, as instituições podem optar por reduzir o risco com o mesmo volume de aprovação do cenário sem positivo, o que também traz benefícios ao cliente: essa redução de inadimplência pode ser transferida para ele na forma de redução de juros.
“Acreditamos que os bons resultados que tivemos com o uso dos dados positivos, ainda que em fase preliminar, indicam o grande potencial esperado com a entrada das informações das empresas de telecomunicações e de utilities. É um ganho enorme para o consumidor”, diz Bruno Pazzoto, superintendente executivo de Crédito e Modelagem da Midway.
A experiência da companhia está em linha com um estudo realizado pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito – ANBC, que relacionou algumas questões fundamentais para a expansão do crédito e do consumo, como estímulo às atividades de comércio e serviços:
Ampliação do uso de informações positivas na análise de crédito;
Aumento da competitividade do crédito por meio de inovações tecnológicas ao setor de comércio e serviços;
Fomento ao crédito acessível para pequenas e médias empresas;
Incentivo ao uso responsável do crédito orientado às famílias e aos empreendedores;
Promoção de agenda de pautas empreendedoras;
Aperfeiçoamento das garantias do sistema de crédito.
Experiências como a da Midway confirmam o posicionamento da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito e, também, tendem a viabilizar os principais benefícios que o setor de birôs de crédito tem divulgado sobre o Cadastro Positivo com inclusão automática de consumidores e empresas: o consumo consciente e o crédito responsável.
A ANBC é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos que tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento sustentável do crédito no Brasil. A entidade congrega os birôs de proteção ao crédito que atuam no território brasileiro e mantém relacionamento com associações internacionais para promover as melhores práticas do setor. A ANBC é membro da Associação de Fornecedores de Informação de Crédito ao Consumidor – ACCIS, entidade internacional que reúne 39 birôs de crédito, e da Associação Latino Americana de Birôs de Crédito.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.